São Paulo (AUN - USP) - Levar os estudantes da USP ao Museu Paulista é um dos principais objetivos de Cecília Helena de Salles Oliveira, a nova diretora da instituição. Na cerimônia de posse, realizada nesta terça-feira, Cecília assumiu o compromisso de aprimorar as parcerias de estágios e iniciação científica, além de ampliar a inserção local do museu no bairro do Ipiranga e atender melhor o amplo público que frequenta o espaço.
O Museu Paulista (também chamado de Museu do Ipiranga), localizado no Parque da Independência, é um dos mais visitados do país - recebe cerca de 400 mil pessoas por ano. A comunidade acadêmica representa 45% dos visitantes.
Para a extensão do museu na cidade de Itu, o Museu Republicano Convenção de Itu, a proposta é cuidar da manutenção dos prédios. O espaço está fechado para reformas, funcionando provisoriamente em outro edifício, a Casa do Barão.
A professora assume a diretoria pisando em terreno bem conhecido. Cecília atua há quase 16 anos como docente e pesquisadora no museu, incorporado à USP em 1963. Ela também já exerceu a função de vice-diretora, entre os anos de 1997 e 2001. Para a reitora da universidade, Suely Vilela, Cecília "reúne as credenciais acadêmicas e administrativas necessárias para este desafio". Em 112 anos de história, esta é a primeira vez que um docente da própria instituição é escolhido para o cargo.