ISSN 2359-5191

06/05/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 30 - Sociedade - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Jornada de Língua Alemã busca atrair pesquisadores

São Paulo (AUN - USP) - Atrair pesquisadores para a área de língua e lingüística alemã. Este é o principal objetivo da IV Jornada de Língua Alemã, uma iniciativa da sub-área de alemão que todo semestre promove pequenos seminários acadêmicos de língua e lingüística ou literatura alemã, com apoio da USP. As professoras Eva M. H. Glenk e Maria Helena V. Battaglia, organizadoras do evento, falam da importância de difundir essas pesquisas.

A jornada busca difundir a pesquisa de língua e lingüística alemã aqui no Brasil. Esta iniciativa surgiu há 15 anos, com a Semana de Língua Alemã e tomou um rumo maior até tornar-se, quatro anos atrás, um evento com quatro dias e palestras de manhã e a noite. Criada a Jornada, abriu-se esse espaço para participação de pesquisadores de outras universidades do Brasil e da também da Alemanha.

Promover a integração entre pós-graduandos, estender as pesquisas para o público e atrair mais pessoas interessadas em pesquisar nesta área: este é o sonho das professoras organizadoras. A idéia é que haja espaço para os pós-graduandos exporem seus trabalhos e o departamento divulgar suas pesquisas, em uma pós-graduação que é única na América Latina, atraindo assim o interesse da sociedade pelo assunto.

A Jornada se dirige a pessoas que tem alguma ligação com o alemão, a maioria das palestras será em português e a programação conta com palestras que não são necessariamente da área de língua e lingüística alemã. A maioria dos assistidos é composta por alunos de graduação, pós-graduação e professores da área.

Atualmente, há varias áreas que pedem uma fluência ou conhecimentos de alemão. As áreas do direito, filosofia ou na engenharia, o alemão é uma língua muito utilizada, seja no estudo das leis ou na leitura de textos originais em alemão. Além disso, as universidades alemãs vêm ampliando seus programas de intercâmbio, bem como as empresas germânicas. O núcleo de alemão da FFLCH/USP busca formar de bacharéis, professores de alemão como língua estrangeira e tradutores, além dos programas de pós-graduação. Neste seminário quer mostrar esta língua e suas utilidades ao público.

A Jornada será organizada na forma de palestras com discussões ao final, para ganhar o certificado é necessário se inscrever, mas o evento é aberto ao público. Os palestrantes se inscreveram e foram avaliados pela organização para apresentar seus trabalhos, alguns professores foram convidados, eles mesmos escolheram seus temas.

A abordagem é lingüística, intercultural e/ou interdisciplinar. Voltada pra pesquisa e pós-graduação, mas também interessa a para professores de alemão como língua estrangeira. Há palestras muito acadêmicas e específicas, outras interessam a qualquer público interessado no alemão.

Na mesma semana será lançado o livro “Gramática Contrastiva”, uma coletânea de artigos sobre o tema, pela Revista Pandaemonium Germanicum, revista da área que agrupa publicações online. A Pandaemonium cresceu a partir dessa Semana de Língua Alemã, no começo eram cadernos sobre a semana e depois eles foram transformados na revista, que é composta por artigos ou em português ou em alemão, os em alemão contam com um resumo em português. Os artigos da revista abordam literatura, língua, lingüística e tradução e são aceitas contribuições de vários pesquisadores da área.

Serviço: IV Jornada de Língua Alemã
Período do Curso:
5 a 8 de maio de 2008
2ª a 5ª feira, das 10 às 12h; 19h30 às 21h.
Gratuito, 50 vagas.
Inscrições a partir de 15.04.2008, somente pela internet, no site http://www.fflch.usp.br/sce/cursos/4_jornada_alema.htm

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br