ISSN 2359-5191

16/06/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 54 - Educação - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
Vínculo entre educação e mercado é debatido em evento da USP

São Paulo (AUN - USP) - Educação e o mercado estão cada vez mais interligados, disse a professora Maria Madalena Januário Leite, da EEUSP (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo). “A educação deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social”, revelou recentemente na palestra “Educação superior em enfermagem”.

Para a docente, a graduação, apesar de ser o período “mais importante” da vida acadêmica, não é mais determinante para a inserção do indivíduo no mercado de trabalho. Ela é de apenas “um início” da vida profissional. Maria Madalena afirma que as mudanças da globalização exigem que a educação também mude, pois um novo tipo profissional é esperado. O conhecimento, para ela, hoje é visto como “força produtiva”.

Segundo a professora, procura-se hoje um Professional mais ativo e reflexivo, que “dê respostas rápidas”. Para conseguir esse tipo de profissional, tem-se na atualidade novos paradigmas de educação como muito mais colaborativa e socializada.

Apesar da importância da educação na atualidade, Maria Madalena vê uma série de problemas no modo em que ela é gerida. A professora questiona como trabalhar com a flexibilização dos alunos e como prepará-los para as novas tendências de mercado numa educação tão fragmentada. Ela defende uma educação mais contínua, em que haja uma flexibilização curricular e a integração entre os vários níveis educacionais, que, para a professora, é extremamente complexa , tanto para o educando como para o educador.

Perfil do enfermeiro

A professora descreveu o perfil do bom enfermeiro na atualidade. Ele tem formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Afirma que o profissional seria capaz de atuar com cidadania e senso de responsabilidade social. Além disso, a docente salienta a importância de um enfermeiro poder lecionar.

Ainda citou a diferença que normalmente se faz entre os alunos de enfermagem da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e os da USP. Enquanto os primeiros teriam um conhecimento mais “técnico“, os outros teriam um conhecimento mais focado no “pensar”.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br