São Paulo (AUN - USP) - O acervo publicitário da loja Mappin foi doado recentemente para o Museu Paulista da Universidade de São Paulo. O seminário “Publicidade e Cultura Visual – A coleção Mappin” aconteceu no museu, para oficializar a doação da coleção da loja que teve grande importância no contexto da cidade de São Paulo, no século XX e tem seus 86 anos de história ainda vivos na memória daqueles que acompanharam sua trajetória. A nova exposição do museu já está aberta para a visitação do grande público.
O evento de doação teve seu início com um seminário sobre a história do Mappin, a importância que a loja teve na moda e na sociedade paulista e brasileira da época, além de como os profissionais envolvidos no processo de levantamento do acervo atravessaram as dificuldades e conseguiram concretizar a idéia da montar a coleção – o acervo é resultado de mais de 25 anos de trabalho.
Um debate com o público em sua maioria de estudantes de Publicidade, profissionais da área e cidadãos que conheceram o Mappin, precedeu a cerimônia de doação, que contou com a presença de Margarida Alves, filha de Cosette Alves, diretor da loja de 1950 a 1996 e Edson Ramos, representante do Sindicato dos Comerciários Mappin. Sobre a doação para o Museu Paulista, Margarida disse que o acervo “não poderia estar em melhores mãos”. A diretora da divisão científica do museu, Vânia Carneiro de Carvalho, acredita que a coleção é importante para o contexto da instituição, por ser consistente e estar inserida nas temáticas abordadas - o consumo, a história do gosto, o cotidiano, etc.
O material doado é composto de 60 mil recortes de peças publicitárias de jornais que circulavam na época (publicações de 1913 a 1980 dos jornais Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Diário de São Paulo e alguns jornais de imigrantes), 30 catálogos de produtos comercializados no período, 100 VHS e 65 rolos de filmes 33mm (com propagandas e desfiles de moda da loja), quatro mil fotografias e o livro Dossiê 70 anos (que conta a história da empresa). Parte do material está passando por um tratamento especial, antes de ser exposta. A administração do Museu Paulista espera que até 2010 todo o acervo esteja recuperado e exposto para visitação.
Serviço:
Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Parque da Independência, s/n.º - Ipiranga - Caixa Postal 42.403 -
Tels.: (011) 6165-8000
FAX: (011) 6165-8051/6165-8054