São Paulo (AUN - USP) -O ruído ensurdecedor que vem das aeronaves não tem preocupado apenas os usuários. Especialistas em acústica da Escola Politécnica da USP e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) também atentaram para o problema e estão organizando uma pesquisa em parceria com mais de seis universidades brasileiras para buscar soluções para o excesso de ruído produzido por aviões.
A pesquisa, intitulada “Aeronave Silenciosa”, oferecerá bolsas de pós-graduação, e todo o projeto será bancado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O total a ser investido pelas entidades soma R$ 11 milhões. O projeto foi anunciado detalhadamente há pouco tempo pelo engenheiro Micael Gianini Valle do Carmo, em seminário realizado no Departamento de Engenharia da Poli. A verba a ser investida na pesquisa inclui a compra de um supercomputador, para uso exclusivo do projeto, que possui mais e 100 núcleos de CPUs.
Segundo o coordenador acadêmico geral do projeto, professor Julio Romano Meneghini, a perspectiva é que no próximo ano sejam oferecidas bolsas de iniciação científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado para aprofundar e intensificar as pesquisas. A Embraer coordenará a parte experimental da pesquisa, em que os bolsistas poderão fazer testes com aviões com base nos estudos feitos. Os bolsistas de destaque poderão conseguir uma oportunidade de trabalho na própria Embraer.
Os pesquisadores da USP serão os responsáveis pela simulação numérica, que abrange a solução de equações para calcular a velocidade e a pressão no campo de escoamento ao redor da aeronave, ou em parte dela. As variações de pressão são as maiores responsáveis pela geração de ruídos das aeronaves. A fonte da maior parte do ruído produzido nesses veículos é a turbina, embora, com a alta velocidade que adquire no ar, todo o corpo do avião emita ruídos aerodinâmicos.
As pesquisas sobre ruídos produzidos por veículos móveis têm sido alvo de diversas discussões na Escola Politécnica neste ano. No começo do semestre, a escola promoveu o “1ª Journey of Mobility Acoustics”, encontro que reuniu especialistas em acústica da mobilidade do mundo todo para debater como reduzir ruídos advindos de trens, carros, metrôs e aviões para proporcionar um maior conforto aos usuários desses veículos.