São Paulo (AUN - USP) - O documentário “Vida Caiçara”, produzido pela VIDEOFAU (Laboratório de Vídeo da FAU-USP) será um dos participantes do Ecocine, o festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente, que se realizará entre os dias 11 e 15 de setembro na cidade de São Sebastião, São Paulo. O projeto inicial do filme previa a documentação da casa caiçara tradicional, mas o ambiente de revolta por parte dos caiçaras, que tiveram que se deslocar da Ilha do Cardoso para as cidades devido a leis de proteção ambiental, resultou em depoimentos daquele povo sobre as dificuldades de se viver fora de seu ambiente natural.
Entretanto, a idéia original de se documentar a casa caiçara não foi abandonada. “Velhas Paredes de Pedra e Cal... Ruínas no Tempo” trata desse tema, dando continuidade à série de documentários que pretende formar um “panorama da habitação popular brasileira”, segundo o professor Carlos Zibel Costa, do Departamento de Projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e coordenador dos projetos de pesquisa da VIDEOFAU. Sobre o mesmo tema, também foi produzido “Taipa de Mão, Casa de Caboclo”, e outros estão a caminho.
Os documentários, apesar de originalmente direcionados a pesquisadores e professores, despertaram um interesse mais amplo. “Taipa de Mão...” ganhou, em 1999, o prêmio de melhor documentário em vídeo no Festival do MIS e Menção Honrosa no 11o IFHP International Film/Video Competition em Lisboa; e "Vida Caiçara" já participou de outros quatro festivais.
O professor Zibel trabalha com uma linha de pesquisa denominada “arquitetura antropológica”, que estuda a interação constante entre as condições climáticas, ecológicas, culturais, tradicionais e técnicas em que se encontram determinadas populações. Ele acredita que os vídeos podem complementar a documentação arquitetônica com a presença de trilha sonora regional e imagens em movimento. Para Rose Moraes, responsável pela produção e divulgação na VIDEOFAU, a importância desse trabalho se encontra na possibilidade de trazer experiências de culturas diferentes para sala de aula, aprimorando a formação dos alunos.
Rose adianta que o mais novo filme do Laboratório, cujo título é “No meio do caminho” e está em fase de divulgação, terá como assunto os problemas de acessibilidade por parte de deficientes físicos na cidade de São Paulo. Este é o primeiro filme da série "Cidade & Cidadania" e, assim como todos os outros da VIDEOFAU, tem a direção de Luiz Bargmann.