São Paulo (AUN - USP) - Terapia Gênica e Herança Citoplasmática são assuntos não muito mais conhecidos por graduandos de biologia do que pela população em geral. “Oferecer ao público temas que não estão no currículo básico” é a idéia que pauta a 12ª Semana Temática da Biologia, segundo o professor do Instituto de Biologia (IB) da USP, Sérgio Luiz Bueno. Desenvolvido em parceria com a Comissão de Graduação e a Comissão de Cultura e Extensão, o projeto é todo organizado pelos alunos do IB, afirma Luiz Bueno, docente responsável pelo evento. Mesas-redondas, painéis, palestras e cursos formaram a Semana Temática que ocorreu entre 21 e 25 de setembro, trazendo ao conhecimento de mais de 700 participantes de todo o Brasil assuntos nem sempre abordados no estudo de biologia.
O encontro com pesquisadores e trabalhos de diversas áreas atrai estudantes de outras instituições para a Semana, como demonstram Fernanda Ayumi Inukai, Bianca Palotti e Carolina Santos — todas alunas de biologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pela primeira vez no evento, Ayumi Inukai diz-se “meio perdida”, mas confirma a validade do evento, pois o aprendizado dos mini-cursos, por exemplo, não é transmitido na grade de seu curso de licenciatura. “Uma falha”, de acordo com a amiga Carolina Santos, que optou por participar das Oficinas de Jogos Lúdicos, já que pretende ser professora. Bianca Palotti lembra que existe iniciativa similar à Semana Temática na UFSCar, mas na USP há uma maior variedade nos temas e atividades oferecidas.
Além de temas incomuns às salas de graduação de biologia, a 12ª edição do evento trouxe à tona discussões da atualidade como as Células-Tronco e os Créditos-Carbono. “A multidisciplinaridade também é um foco da Semana Temática”, ressalta o professor Luiz Bueno. Oportunidade não só para os estudantes, a Semana Temática é também chance para pesquisadores exporem seus trabalhos a um público ainda não totalmente inserido no mundo acadêmico — e justamente por isso, em vias de formar estudos mais contundentes sobre assuntos por vezes relegados nas instituições de ensino do país.