São Paulo (AUN - USP) - Desde o início deste mês, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo inaugurou oficinas interativas gratuitas para crianças do ensino fundamental e pré-escola. Elas acontecem às terças e quartas-feiras, no período da manhã e da tarde. São realizadas logo após as visitas das escolas ao museu e se dividem em dois tipos: a de desenho e a de classificação da natureza. O projeto é patrocinado pelo Shopping Plaza Sul, que doa o material para as oficinas.
“As crianças chegam para ver a exposição e ficam para a atividade. A divulgação é feita nas próprias escolas”, diz Márcia Fernandes Lourenço Françoso, chefe do serviço de atividades educativas do museu. As oficinas ocorrem no próprio espaço de exposição do museu e são guiadas por monitores, durando cerca de 40 minutos. “Elas ajudam muito na compreensão da exposição, é como se fossem sua extensão”, diz Luciana Garcia de Oliveira, monitora e aluna de Biologia. A exposição em questão é a “Pesquisa em Zoologia – a biodiversidade sob o olhar do zoólogo”, iniciada em setembro do ano passado.
A oficina de desenho, voltada para crianças de até 8 anos, constitui-se em um trabalho de observação das peças expostas e reprodução. Elas podem também, ao final da visita, desenhar os animais que mais lhe chamaram a atenção. Já a oficina de classificação de animais, para crianças de 8 a 12 anos, é mais interativa: bichinhos de borracha poderão ser separados segundo o seu habitat ou segundo as suas classificações biológicas (reino, classe, família, gênero).
Ainda em fase de implementação, as oficinas só são oferecidas em dois dias da semana, terça e quarta, às 10h e às 14h. O museu planeja realizá-las diariamente para atender um maior número de crianças. Ele abre de terça a domingo, das 10 às 17h. A entrada custa R$ 2,00 (crianças abaixo de 6 anos e adultos acima de 65 não pagam). Tel.: 6165-8100/ 6165-8113.