ISSN 2359-5191

23/12/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 126 - Economia e Política - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Empresário fala como ser um empreendedor de sucesso

São Paulo (AUN - USP) - O dentista Luís Chicani mostra que a receita do sucesso está na persistência de um sonho. Em conversa com alunos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuarias da Universidade de São Paulo (FEA-USP), ele falou de suas experiências pessoais e das vantagens e dificuldades de ser empreendedor. Seu sucesso é reconhecido em todas as áreas, foi eleito duas vezes pelo prêmio Endeavour, que escolhas personalidades que contribuem para o desenvolvimento do país.

Na hora de começar um negócio, é preciso antes ter uma idéia clara do que se deseja e, claro, correr atrás. Luís Chicanni percebeu que o serviço odontológico era caro e apenas poucas pessoas tinham acesso. Para ele, isso não fazia sentido, visto que o Brasil é um dos países com o maior número de dentistas. Assim, notou então que precisava de um intermediário, “uma empresa que pudesse fazer essa ponte”.

Começou então com a Dentalcorp-responsável por planos odontológicos em empresas. O início foi difícil, foram muitas privações e muito trabalho, mas o importante é não desistir. Nesse momento é que o sonho fala mais alto. “ Alguém já disse isso uma vez: o empresário está entre o mercenário e o missionário. Se faltar um pouco desses dois, o negócio não vai pra frente”, afirma Chicani.

Ele também comentou sobre o senso comum de que o empresário não tem chefe. “ O empresário não tem chefe oficial, mas todo mundo que você atende é seu chefe”, aponta. Além disso, é preciso saber gerir a sua equipe, “fazer a turma entrar no seu sonho”.

A Dentalcorp não foi o único caso de sucesso. Insatisfeito com o rumo da empresa, Chicani vendeu a sua parte e começou a Bencorp(mais ligada a qualidade de vida no trabalho). Após isso, observou como o potencial turístico do Brasil poderia ser aproveitado para fins médicos e criou a Tourismed, que alia procedimentos cirúrgicos com passeios pelo Brasil.

Hoje, as suas empresas movimentam cerca de 60 bilhões de reais por ano. Sem o medo de arriscar, nada disso teria sido possível. “ Ter a idéia todo mundo tem. Precisa ter a idéia, transformar num sonho, monetarizar e agir praticamente”, sugere Chicani.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br