São Paulo (AUN - USP) - O Instituto Oceanográfico (IO) da USP lançou um livro que homenageia os 120 anos de nascimento do professor Wladimir Besnard, assim como seus 50 anos de falecimento. A obra foi lançada no evento Oceanos e Sociedade, que comemorava os 50 anos da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI-Unesco).
Wladimir Besnard nasceu em São Petersburg, na Rússia, em 1890. Veio para o Brasil somente em 1946 para ajudar na organização do Instituto Paulista de Oceanografia, que cinco anos mais tarde se vincularia à USP passando a se chamar Instituto Oceanográfico. O professor também fez incursões e estudos pela costa paulista que resultaram na instalação da base de pesquisas de Cananéia.
O livro conta resumidamente a biografia de Besnard, focando principalmente em sua vida profissional. Lista também os livros, artigos científicos e textos jornalísticos produzidos pelo professor. Além disso, traz fotos e descrições de projetos criados por Besnard, como a primeira máquina de sondar portátil usada pelo IO-USP, que foi idealizada e construída por ele. Há, ainda, depoimentos de pessoas que conheceram o pesquisador e a reprodução de telegramas e de um manuscrito produzidos por ele.
Besnard participou de outras grandes conquistas na área da Oceanografia no Brasil. Ele participou da primeira expedição oceanográfica realizada no país, à Ilha de Trindade, em 1950, junto ao almirante Paulo de Castro Moreira da Silva. Neste mesmo ano, ajudou a fundar o Boletim do Instituto de Oceanografia – atualmente, Brazilian Journal of Oceanography.
O navio oceanográfico do IO-USP, diversas espécies de invertebrados e alguns logradouros levam o mesmo nome do professor na tentativa de homenageá-lo. Estas e demais homenagens a Besnard também pode ser encontradas no livro lançado pelo instituto.