ISSN 2359-5191

26/11/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 23 - Saúde - Faculdade de Medicina
Negros têm menor propensão para lesões no joelho

São Paulo (AUN - USP) - O ligamento cruzado anterior, localizado no joelho (ver figura), sempre preocupou os atletas profissionais, principalmente os jogadores de futebol e praticantes de esqui alpino, esportes com o maior índice da lesão. Qualquer problema neste ligamento pode trazer uma limitação funcional e, se o atleta não interromper as suas atividades físicas, pode prejudicar todo o funcionamento do joelho.

Uma pesquisa, em andamento, realizada pelos médicos Márcia Uchoa de Resende e Arnaldo José Hernandez, ambos do Hospital das Clínicas, tenta comprovar que lesões no ligamento cruzado anterior são mais freqüentes em pessoas brancas do que em negras. A razão para isto é uma diferença no índice intercondílio, número obtido pelo cálculo que divide a distância bicondular pela largura do túnel intercondílio (ver figura), que é menor nos negros, devido a uma diferença na largura do túnel.

A idéia para a pesquisa surgiu da experiência clínica dos médicos, que observaram um número sensivelmente maior de brancos procuravam tratamento, mesmo tendo um número considerável de negros praticando esportes.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br