São Paulo (AUN - USP) - O ligamento cruzado anterior, localizado no joelho (ver figura), sempre preocupou os atletas profissionais, principalmente os jogadores de futebol e praticantes de esqui alpino, esportes com o maior índice da lesão. Qualquer problema neste ligamento pode trazer uma limitação funcional e, se o atleta não interromper as suas atividades físicas, pode prejudicar todo o funcionamento do joelho.
Uma pesquisa, em andamento, realizada pelos médicos Márcia Uchoa de Resende e Arnaldo José Hernandez, ambos do Hospital das Clínicas, tenta comprovar que lesões no ligamento cruzado anterior são mais freqüentes em pessoas brancas do que em negras. A razão para isto é uma diferença no índice intercondílio, número obtido pelo cálculo que divide a distância bicondular pela largura do túnel intercondílio (ver figura), que é menor nos negros, devido a uma diferença na largura do túnel.
A idéia para a pesquisa surgiu da experiência clínica dos médicos, que observaram um número sensivelmente maior de brancos procuravam tratamento, mesmo tendo um número considerável de negros praticando esportes.