São Paulo (AUN - USP) - Com o intuito de facilitar o acesso de pesquisadores aos Arquivos Ultramarinos, está em finalização no IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) a "Sala de Resgate". Falta apenas a instalação da parte elétrica, o que deixara a sala apta para receber os dois micros que serão usados nas consultas.
Os documentos presentes nos "Arquivos Históricos Ultramarinos de Lisboa" foram digitalizados e organizados pelo ministério da Cultura em 279 cd´s, divididos pela área sobre a qual os documentos se referem. Por exemplo, os documentos referentes à antiga capitania da Bahia estão organizados em um conjunto separado de cd´s, possuindo um programa próprio para gerenciar o seu banco de dados.
Segundo Ricardo Muñoz, analista de sistemas e responsável pela montagem e instalação dos computadores, esse tem sido o maior problema. Como cada conjunto de cd´s possui um padrão diferente, muitos apresentam incompatibilidades diferentes. Por exemplo, os discos de Minas Gerais não podem ser instalados em Windows XT, enquanto que os cd´s de São Paulo sim.
Catálogos
Para facilitar a consulta aos cd´s o Ministério da Cultura editou catálogos referentes a cada conjunto de documentos e os distribuiu junto com os discos. O problema é que com cada jogo de cd´s veio apenas um catálogo. Este fazia referência aos documentos históricos do estado que estava recebendo os discos. O IEB, por exemplo, recebeu todos os cd´s, mas apenas o catálogo referente à antiga capitania de São Paulo.
Por meio de trocas o Instituto da USP conseguiu ser o único depositário dos arquivos a possuir todos os catálogos, facilitando muito a vida dos pesquisadores que poderão consultar os arquivos com maior velocidade.
A idéia é que os interessados acessem os computadores da nova sala, cliquem no conjunto de arquivos que preferirem e digitem o nome do documento, ou um nome, previamente recolhido nos catálogos. O computador indicará qual cd deverá ser inserido para que a procura se conclua. Sem essa padronização, realizada por Muñoz, cada conjunto de cd´s teria que ser instalado toda vez que um usuário fosse iniciar uma pesquisa por seus arquivos.
Não há uma previsão, mas o provável é que a sala esteja pronta no início de 2004. O IEB fica no nº 140 da travessa oito da Av. Prof. Mello Moraes , na Cidade Universitária. Telefone para maiores informações: (11) 3091-3247.