ISSN 2359-5191

17/05/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 05 - Meio Ambiente - Instituto de Biociências
Semana do Meio Ambiente 2004 define água como tema

São Paulo (AUN - USP) - O risco de escassez da água já é, há algum tempo, tema freqüente de discussões no país. Pensando nisso, o Instituto de Biociências da USP (IB) realizará a Semana do Meio Ambiente para debater "a água: quantidade, qualidade e inclusão social". O assunto será discutido entre os dias 31 de maio e 04 de junho, em palestras com convidados de diversas instituições.

Diariamente, das 10h às 19h30, as palestras serão ministradas no anfiteatro da administração, no IB. Na segunda-feira (31/05), Chico Floresta, secretário nacional do Meio-ambiente e Desenvolvimento, explicará a posição do PT sobre a gestão dos recursos hídricos. José G. Tudisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia, discutirá a relação água-sociedade; e a professora Odete Rocha, da Universidade Federal de São Carlos, falará sobre a limnologia (estudo de fenômenos relativos a lagos e lagunas).

O professor José Roberto Mierzwa, da Escola Politécnica da USP, e Marussia Whately, do Instituto Sócio-Ambiental, serão os palestrantes da terça-feira (01/06), dia para discutir o uso e o reuso da água e as condições da represa Billings.

A qualidade da água no Estado de São Paulo será o tema da professora Maria Faustino Pires, do Ipen, na quarta-feira (02/06). No mesmo dia, Marisa Dantas Bittencourt (IB) falará sobre a utilidade do mapeamento por satélites no controle da qualidade da água nos reservatórios. A represa Billings volta a ser abordada por Reinaldo Ribeiro, engenheiro da Sabesp, referindo-se às dificuldades de tratamento e abastecimento.

Na quinta-feira (03/06), estará presente um representante da Cetesb, com nome a confirmar. Presença garantida é de Waldir Mantovani (IB), que falará da bacia hidrográfica como unidade de estudo; e de Ana Maria Pereira dos Santos, para contar experiências da Escola do Futuro na área de educação ambiental.

A professora Márcia de Fátima Ribeiro, também do IB, ministrará palestra na sexta-feira (04/06), apresentando projetos desenvolvidos junto aos alunos de segundo grau do colégio Fernão Dias Paes Leme. Em seguida, Lúcia Tavares (Unesp/Jaboticabal) discutirá a qualidade da água em piscicultura. Ainda na sexta, Salvador Airton Gaeta, professor do Instituto de Oceanografia da USP, encerra o ciclo de palestras falando sobre a qualidade dos recursos hídricos no litoral brasileiro.

A Comissão de Cultura e Extensão do IB, que organiza a Semana, lamenta que nenhum representante da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tenha respondido o convite para participar do evento. A Campanha da Fraternidade deste ano, organizada pela CNBB, traz como tema justamente a água.

Juntamente com essa parte teórica da Semana, serão realizadas diversas oficinas culturais e ambientais. Está programado também um mini-curso de fotografia, coordenado por José Pedro Nepomuceno Ribeiro, para imagens de meio-ambiente. Os trabalhos serão feitos das 8h às 9h45. Na segunda e na terça-feira, o curso se concentra em sala-de-aula. Na quarta, os participantes saem para registro de imagens. Após um dia de intervalo para a revelação das fotografias, o mini-curso será encerrado na sexta-feira.

Para participar de palestras, oficinas e do mini-curso de fotografia, não é necessário inscrição, e os eventos serão promovidos gratuitamente. O Instituto de Biociências fica na rua do Matão, trav. 14, 321, Cidade Universitária. Para outras informações, o telefone é 3091 7521.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br