São Paulo (AUN - USP) - O Museu Paulista recebe o grupo Ópera Estúdio, da Escola de Música do Estado de São Pauto, no dia 30 de junho para a apresentação do espetáculo “As Bodas de Fígaro”, no Salão Nobre do Museu. “As Bodas de Fígaro”, obra composta por Mozart, com libreto de Lorenzo da Ponte, é baseada na peça homônima de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais. A produção é resultado de um semestre de trabalho do professor Mauro Wrona com os alunos do curso regular para cantores líricos do ciclo avançado da Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim.
A peça conta a história do casamento de Fígaro e Susana e a convivência com os assédios do Conde de Almaviva da Espanha sobre a moça, o que a faz duvidar que este cumpra a sua promessa de abolir o “Direito do Senhor”, que estabelecia a prerrogativa de se deitar com a serva antes de entregá-la ao futuro marido. Embora as alusões políticas no texto sejam veladas, a música evidencia as desigualdades de gênero e de classe social.
Sobre o espetáculo, Mauro Wrona, coordenador do Ópera Estúdio, diz que “originalmente, a ópera de Mozart foi escrita em quatro atos. Nessa montagem, a plateia poderá conferir uma versão pocket, condensada em pouco mais de uma hora de duração, permeada por uma ágil narração, que apresenta uma ideia clara e contínua da obra”.
O Museu Paulista fica no Parque da Independência, Ipiranga. A entrada para o evento é gratuita a partir das 15 horas. Mais informações no site http://www.mp.usp.br/.