São Paulo (AUN - USP) - A diferença entre o cartum e a charge foram expostos na conferência O desenho na sociedade brasileiraproferida pelo cartunista Dorinho Bastos no dia 26 de novembro, no evento Ecartum, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
Segundo Bastos, o trabalho com charges exige atenção à contextualização do assunto tratado. Em geral, o tema é atual e o tom é crítico. No cartum, é possível trabalhar com temais mais atemporais. Por isso, segundo ele, os cartuns tendem a manter a graça e não exigir explicações para criar efeito humorístico, mesmo depois de algum tempo. No caso da charge, é imprescindível vincular este trabalho com a notícia, e, por causa disso, a charge se faz presente próxima aos editoriais dos jornais, por exemplo.
O cartunista frisou, ainda, que seu tipo de trabalho tem frequente preocupação social, e que, pelo tom opinativo, podem existir dificuldades para fazer críticas ao que foi, um dia, a inclinação política ou ideológica do criador. No entanto, Bastos admite que “a charge a favor não tem graça” e que uma importante característica do emprego dela é posicionar-se contra o que parece errado, ainda que de forma sutil e satírica.
Bastos fez charges e cartuns durante 36 anos na Revista da Propaganda e no jornal Propaganda e Marketing, ambos da Editora Referência, e já fez charges e vinhetas para a Rede Globo, entre outros. Além disso, ministra a disciplina de Direção de Arte para alunos do curso de gradução em publicidade da USP.
As atividades do Ecartum propunham discutir e avaliar o envolvimento das histórias em quadrinhos não só na comunicação, mas na cultura do Brasil e do Mundo. Para isso, além de palestras, uma oficina de produção de quadrinhos foi oferecida aos participantes do projeto.
O Ecartum foi idealizado pelos alunos do segundo semestre do curso de Relações Públicas da USP, e faz parte de uma disciplina ministrada pelo professor Luiz Alberto de Farias. Para esta disciplina, os alunos de relações públicas devem organizar um evento a partir de um tema escolhido por seus professores-consultores. O encontro se encontra em sua 10ª edição.