ISSN 2359-5191

18/12/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 135 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Aluno do jornalismo cria ensaio fotográfico sobre a vida na cidade de São Paulo

São Paulo (AUN - USP) -Com base no conceito de fotógrafo-observador, do teórico Walter Benjamin, o estudante de jornalismo Tulio Bucchioni desenvolveu, em seu trabalho de conclusão de curso, um ensaio fotográfico que registra fragmentos da vida na cidade de São Paulo. Visando gerar reflexão sobre as inúmeras oposições e sobre as formas existentes na capital, Bucchioni fotografou mais de dez bairros, pelos quais transitou em busca de imagens que refletissem a circulação de significados na cidade.

O estudante preocupou-se, também, em investigar, por meio das imagens, as intervenções dos habitantes na cidade e as formas de organização coletiva para a luta por direitos e pela transformação social em um cenário marcado pela desigualdade. “A minha ideia era expor algumas cenas da cidade, mas pensando em oposições ― de uma cidade congestionada, cheia de concreto, sufocante, desumanizada, embrutecida, com muita desigualdade social ― e, ao mesmo tempo, mostrar o papel das pessoas ― seja na intervenção no espaço público ou quando se organizam em coletivo”, relata.

O ensaio inclui fotos de diversos elementos do cotidiano na cidade de São Paulo. A subversividade dos grafites e das pichações se opõe à imponência e aparente legitimidade das grandes construções. O registro de pessoas anônimas em situações absolutamente cotidianas enche de significado os acontecimentos mais efêmeros. Enquanto uns trabalham, outros tem seus momentos de ócio eternizados. São muitos os registros de indivíduos que caminham. Alguns andam de mãos dadas. Reflexos distorcem veículos, prédios, pessoas. Grades separam. As ruas se inundam de diversas cores. Os carros se amontoam nas ruas e se opõem aos grandes veículos de transporte público. Conversas, brincadeiras. Idosos, jovens. Árvores aparecem rodeadas por grandes construções. Prostitutas, ciclistas. Moradores de rua. Feministas. A Avenida Paulista, a Luz, o Bom Retiro. Nos vários registros de protestos e manifestações, o inevitável silêncio da fotografia parece romper-se e dar lugar à intensidade sonora do momento. Embora não tenham essa pretensão, as fotos parecem contar uma complexa história sobre a cidade de mais de 10 milhões de habitantes.

Com a orientação do professor Wagner Souza e Silva, do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Bucchioni tomou como referencial a produção artística de fotógrafos de grande relevância, como o russo Alexander Rodtchenko, a americana Diane Arbus e o húngaro-brasileiro Thomas Farkas, entre outros. Sob o título “Diálogos e oposições: cenas de um ensaio em São Paulo”, o trabalho transita entre o fotojornalismo e a arte, propondo uma reflexão conceitual fundamental na atualidade.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br