ISSN 2359-5191

02/10/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 74 - Saúde - Instituto de Psicologia
Centro presta atendimento psicológico gratuito a pacientes com câncer e seus familiares

O Centro Humanístico de Recuperação em Oncologia e Saúde (CHRONOS), localizado no Bloco D do Instituto de Psicologia (IP) da USP, atende gratuitamente pacientes com câncer e também seus familiares. A iniciativa, criada pela professora Elisa Maria Parahyba Campos, em 1994, vem desempenhando um importante papel na recuperação de vários enfermos.

No Centro, trabalha-se com a chamada Psico-Oncologia, especialidade voltada para o atendimento às pessoas com câncer.  Esse ramo da psicologia foi desenvolvido pela doutora Jimmie Holland no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York, na década de 1970. Na época, descobriu-se que os pacientes apresentavam um humor mais positivo quando tinham a possibilidade de conversar sobre a doença, seja com enfermeiras ou assistentes sociais. Segundo a professora Elisa, “posteriormente, uma disciplina emergente, chamada Psiconeuroimunologia, provou essa ideia de que o estado emocional de uma pessoa exerce influência sobre o seu sistema imunológico. Com isso, a Psico-Oncologia ganhou força, pois o suporte emocional oferecido por ela, ainda que não seja o responsável pela cura, é capaz de contribuir de maneira significativa para o sucesso do tratamento”.

No CHRONOS, além da importância conferida aos pacientes, também há uma preocupação com seus familiares. “O câncer é uma doença muito desestruturante, não apenas para o paciente, mas também para a sua família. Muitas vezes, os familiares ficam mais desestruturados em termos emocionais do que o paciente. Por isso, há esse duplo cuidado, o qual tem a finalidade de fazer com que o indivíduo com câncer apresente o maior equilíbrio possível”.

Além do atendimento psicológico gratuito, o CHRONOS também apresenta grupos de estudo de Psico-Oncologia e núcleos interdisciplinares em promoção da saúde. Entre os projetos desenvolvidos, há um estudo relacionado à percepção da feminilidade por mulheres que possuem câncer de mama. Tanto no atendimento quanto nos grupos, o trabalho é desempenhado por alunos da graduação, da pós-graduação e também por pessoas do meio externo à Universidade que queiram estudar a Psico-Oncologia. A prática desenvolvida pelo CHRONOS também deu origem a uma disciplina da graduação de psicologia, chamada Psicologia da Saúde - Abordagem Bio-psico-social: Psicossomática, Hospitalar, Psico-oncologia, na qual os alunos, uma vez por semana, prestam atendimento gratuito no Hospital Universitário (HU) da USP .

Quem quiser ser atendido pelo CHRONOS, deve entrar em contato com a professora Elisa pelo e-mail elisa.ops@terra.com.br. Nele, os interessados deverão manifestar a vontade de atendimento e enviar seus dados. Posteriormente, um membro da equipe do CHRONOS irá entrar em contato, para que se dê início ao período de atendimento, o qual tem duração média de três meses.  

Para maiores informações: http://www.ip.usp.br/laboratorios/chronos/index.html.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br