Lançado recentemente (agosto de 2016) pelo Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia do IAG-USP e com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o livro Astrobiologia: uma ciência emergente reúne textos de 25 pesquisadores de diversas áreas científicas. Dividido em 16 capítulos, aborda temas como a origem da vida, luas do sistema solar com condições de abrigar vida, viagens interestelares, exoplanetas (planetas que não orbitam o Sol), entre outros.
Como o próprio nome do livro diz, a astrobiologia é uma área de estudo ainda em formação, emergente, e a publicação desse conteúdo é importante para o aluno que deseja seguir carreira estudando o tema, o que, consequentemente, facilita o estabelecimento do estudo da área no país: “A astrobiologia vêm se constituindo e não é uma disciplina fechada. Julgamos muito importante a existência de um texto de referência que contenha uma visão multidisciplinar a qual os potenciais interessados possam consultar para estudar a problemática geral e temas em particular”, comenta Jorge E. Horvath, professor do IAG e um dos autores da obra.
No entanto, o livro também pode ser lido por pessoas que possuem interesse e um conhecimento mínimo de ciências exatas e biológicas. Afinal, “De onde viemos? Para onde vamos? Estamos sozinhos no Universo?” são perguntas que despertam não só o interesse de cientistas e de estudantes de astronomia, mas também de pessoas comuns. E tentar responder essas perguntas é o que a astrobiologia faz “baseando-se na história da vida na Terra e suas relações com o planeta, extrapolando esse conhecimento para o desenvolvimento de metodologias para o estudo de outros mundos seja com robôs, missões tripuladas ou técnicas astronômicas”, explica o livro-texto.
Horvath diz, ainda, que a publicação foi elogiada pelo Instituto de Astrobiologia da Nasa (NAI), por contribuir com a expansão da astrobiologia para estudantes falantes da língua portuguesa. “O NAI sempre encorajou nossa política de expansão e difusão das atividades em português, tal como o faz na Colômbia, México e outros países associados. Além disso, eles próprios divulgam a existência do texto”.
O download gratuito de Astrobiologia: uma ciência emergente pode ser feito aqui, onde também se encontram informações sobre os 25 autores e os meios de contato.