Lei desafoga o judiciário e facilita a vida de cidadãos


© Francisco Emolo
Da esquerda para a direita, a médica do trabalho Edna Braggio e os engenheiros do trabalho Vera de Albuquerque e Douglas Alexandre Garcia, que trabalham no combate às LER-Dort na USP.

Para isso, Garcia conta com o apoio da engenheira do trabalho Vera de Albuquerque e da médica do trabalho Edna Braggio. “A partir de uma queixa do funcionário, fazemos exames para verificar se a doença tem mesmo a ver com o trabalho, se não é um reumatismo. Em seguida, mandamos fazer uma avaliação do posto de trabalho (engenharia), para então encaminharmos o paciente para um tratamento com médico, ortopedista e fisioterapeuta. Se houver necessidade, restringimos seu trabalho, o afastamos ou, até mesmo, solicitamos a mudança de sua função”, explica a dra. Edna.

O trabalho da medicina é completado pela engenharia, como exemplifica Vera: “Se uma pessoa trabalha fazendo café e está com tendinite no pulso, calculamos quanto pesa a jarra, qual a altura que ela tem que ser colocada, a que distância do corpo ela fica, etc., a fim de que possamos recomendar a situação ideal e fazer as adequações do posto de trabalho”.

O INSS determina que nos primeiros 15 dias de tratamento ou afastamento, o empregador deve arcar com os custos. Após esse período, a
Previdência Social se responsabiliza por todas as despesas. No caso da USP não é diferente, mas, em paralelo com o tratamento oferecido pelo INSS, o Hospital Universitário disponibiliza ortopedistas e fisioterapeutas a todos os funcionários da universidade que necessitarem.

Serviço:

Se você desconfia estar desenvolvendo uma LER-Dort, procure o Sesmt o quanto antes. Nas Unidades Básicas de Saúde (Ubas) de todos os campi da USP há representantes desse serviço.

São Paulo: (11) 3091-9267
Bauru: (14) 3235-8319
São Carlos: (16) 3373-9195/9197
Ribeirão Preto: (16) 3602-3509/3539
Piracicaba: (19) 3429-4025
Pirassununga: (19) 3565-4257

No site da Fundação Jorge Duprat de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, há inúmeras informações sobre doenças relacionadas ao trabalho, bem como uma seção “Fale Conosco”, onde se pode fazer consultas técnicas a respeito do assunto. Além disso, a instituição possui uma biblioteca especializada em saúde e segurança no trabalho localizada em sua sede, na rua Capote Valente, 710, Pinheiros, São Paulo.

Previdência Social: 0800 780191

< anterior página 1 | 2 | 3

   





web
www.usp.br/espacoaberto