Comovente pela eficácia

©: Cecília Bastos

Bodas de Ouro e a festa

Aos poucos, sem pressa, em meio a reencontros e prosas entusiasmadas, uma legião de senhoras vestindo uniformes cor-de-rosa muito bem alinhados ocupou o auditório do Centro de Convenções Rebouças, prédio anexo ao Complexo do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Entre elas, uma dúzia de homens trajando branco compunha a parte masculina do grupo. O ponto comum a todos era o símbolo da Avohc presente na manga direita dos uniformes.

Sob um clima muito amistoso, a Associação dos Voluntários do HC reuniu os atuais e antigos membros da grande equipe, além de convidados e autoridades, para celebrar o aniversário de 50 anos. Na cerimônia do dia 16 de abril, foram homenageadas voluntárias ativas há mais de vinte anos, lançado o vídeo oficial da Avohc (depoimentos e imagens dos voluntários em ação), seguido por uma benção especial concedida por um padre, um rabino e um pastor.

Agradecimentos à Avohc: “Trabalhar na área da saúde é difícil para todos, e os profissionais do setor também precisam de apoio”.
Teixeira, superintendente do HC.

   

Profissionais também precisam de apoio

Compareceram à cerimônia o professor e diretor da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Marcos Boulos, o superintendente do Hospital das Clínicas, José Manoel Teixeira, e, representando a secretária municipal de Saúde Maria Aparecida Orsini, estava o coordenador municipal de gerência hospitalar, Paulo Kron.

As autoridades convidadas lembraram a importância da associação não só para os pacientes e familiares, mas também para as próprias instituições e profissionais da saúde. Os 380 participantes da Avohc, por exemplo, equivalem ao número total de voluntários presentes nos 17 hospitais municipais juntos.

“O HC representa, em termos de voluntariado, um número igual a soma de todos os hospitais da prefeitura”, enfatiza o coordenador Paulo Kron, ex-aluno da FM. “Quando o voluntário contribui, ele está ali por uma causa solidária. O trabalhador que está todos os dias no hospital percebe esse esforço e também procura melhorar a qualidade de seu atendimento. Assim, o voluntariado é responsável por um incremento do perfil dentro das instituições. Acontece uma transformação social”, argumenta.

O superintendente Teixeira complementa: “Nós entendemos que a Avohc faz parte da nossa equipe. Pelo exemplo do voluntariado, os profissionais podem repensar o seu propósito de serviço social e melhorar as suas funções”.

Para expressar a gratidão do hospital e da Universidade, o diretor Boulos finalizou citando o pensamento do grego Péricles (século V a.C.): “O que se deixa para trás não são as marcas gravadas em monumentos de pedra, mas o que é tecido na vida dos outros”.

< anterior página 1 | 2 | 3

   





web
www.usp.br/espacoaberto