URBANISMO
São Paulo depois do Plano Diretor

O Plano Diretor da cidade de São Paulo, proposto pela prefeita Marta Suplicy (PT) e relatado pelo vereador Nabil Bonduki, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos, foi aprovado por ampla maioria na Câmara Municipal. Mas será que o projeto de lei foi suficientemente debatido com a população e entidades que teriam sugestões a fazer? Especialistas em urbanismo continuam lutando por emendas que dêem prioridade ao uso e ocupação do solo, preservação de mananciais, controle de enchentes, moradia popular, trânsito e revitalização do Centro. “Mais do que nunca precisamos estar atentos”, alerta Cândido Malta Filho, da FAU, depois de lamentar que o debate anterior à aprovação do projeto não tenha sido levado a setores tão diversificados como direito, educação, filosofia, economia e jornalismo.
especial>>
 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Raio laser para medir a poluição


A Cetesb e os cientistas acabam de ganhar um instrumento de alta tecnologia destinado a medir a qualidade do ar na capital paulista. Trata-se de um engenho que emite um feixe de raio laser capaz de detectar em tempo real a concentração de poluentes a uma altura máxima de 15 quilômetros. A nova aplicação de raios laser foi desenvolvida no Ipen – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, órgão do governo federal (não estadual, como consta, por equívoco da edição, na reportagem interna), situado na Cidade Universitária. As primeiras medições foram feitas dia 20.
pesquisa>>

Museu de Zoologia
Oito milhões de bichos para ver


Oito milhões de animais, empalhados ou conservados em ácidos, podem ser vistos novamente no Museu de Zoologia da USP, no Ipiranga, que esteve fechado durante três anos para reforma. Uma exposição sobre atividade de pesquisa e biodiversidade abre sábado (7), comemorando a reinauguração. “Será um ponto de virada na história do museu”, conta a diretora cultural. “Não queremos mostrar uma porção de bichos mortos, empalhados e sujos, e sim a nossa função e o nosso trabalho.”
cultura>>


Rio+10
As esperanças trazidas pela Rio+10


O Plano de Implementação da Agenda 21 e a Declaração Política – os dois principais documentos a ser aprovados na Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, que termina nesta quarta-feira, dia 4, na África do Sul – reafirmam os princípios estabelecidos na Rio-92. Entre esses princípios está o da “responsabilidade comum mas diferenciada” dos países na preservação do ambiente. Uma proposta brasileira, em debate no encontro, cumpre tal objetivo. De acordo com seu autor, o secretário de Meio Ambiente de São Paulo José Goldemberg, pelo menos 10% da geração de energia no planeta deve vir das “fontes renováveis”, como a solar e a eólica.
nacional>>




VAMOS
em DESTAQUE

Teatro na USP
Aproveite que nesta semana não tem aula e escolha um dos nove espetáculos que serão apresentados dentro do 2o Universidade em Cena, no Teatro Laboratório da ECA/USP. Haverá debates depois das sessões.

Concursos e cursos
A Osusp está com inscrições abertas para o 6o Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral e a Petrobras já abriu seu programa de patrocínio ao cinema.

Debates e notas
Até novembro está acontecendo no Centro Cultural São Paulo o Ciclo Diálogos, com palestras e debates. Na coluna de notas, os destaques são as mudanças no exame médico do Cepeusp e a promoção da Rádio USP.


 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 

 



e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]