Embora voltado preferencialmente à formação de educadores da rede pública, o programa Mídias na Educação também aceita a matrícula de outros interessados, gratuitamente, até um limite de X % por oferta. Você e a Educação a Distância A modalidade on-line de
educação requer estratégias diferentes da presencial. Nela, você
constrói sua aprendizagem de forma autônoma, administrando o tempo, o
ritmo e o horário de seu estudo, interagindo com os materiais didáticos
e com os participantes (tutor e colegas) por meio de Ambientes Virtuais
de Aprendizagem.
É extremamente importante você compreender
que os materiais didáticos são em grande parte auto-instrucionais, ou
seja, você terá condições de seguir as orientações informadas para
realizar seus estudos e atividades por conta própria, podendo também
contar com o apoio de tutores e colegas. No decorrer
deste curso é importante que você acesse o ambiente e-Proinfo de 3 a 4
vezes por semana a fim de acompanhar as interações, as novidades e as
novas atividades. Recomendações para a feitura de atividades Leia com atenção o que é solicitado na ementa da atividade
Sugestões para sua dinâmica de estudo
Dicas gerais
As
atividades são elaboradas com o fim de: reforçar os conteúdos dos
Módulos, evidenciando a compreensão do mesmo, bem como possibilitar o
exercício da capacidade de reflexão sobre os temas do curso, inclusive
em sua relação com as práticas cotidianas, por parte do cursista. Desse
modo, quando a atividade é feita somente com base na opinião ou nos
preconceitos que temos, perdemos uma chance de aumentar a nossa
elaboração reflexiva. A vivência de todos é importante, mas o conteúdo
do curso deve ser somado, incorporado à nossa experiência, de modo a
que tenhamos o nosso conhecimento aumentado.
Construindo uma comunidade de aprendizagem
Na
educação a distância, a realização das atividades é, geralmente, o
momento disponível para a interlocução e o debate coletivos – ou entre
o cursista e o tutor. Por isso, sempre que possível, comente as
contribuições dos colegas. Pense no que concorda ou não.
Debata, discutida, proponha questões
É
claro, o debate deve sempre ser respeitoso. Você poderá divergir, com
base em sua vivência e interpretação do conteúdo, de algum colega.
Porém, o objetivo de todos é um só: aprender mais sobre o tema das
mídias na educação, de modo a melhorarmos nossas práticas. Somente
assim, nos enriquecendo mutuamente, poderemos construir uma efetiva
comunidade de aprendizagem virtual.
Forma e arquivo das contribuições
Não
escreva mensagens ou qualquer texto somente com letra maiúscula. Guarde
essa formatação para palavras ou trechos que você quer chamar a
atenção. A letra maiúscula equivale ao “gritar” na linguagem oral.
Cuidado também com as cores do texto. Como deve ter notado, o Fórum
alterna o fundo branco e o azul. Textos nesta cor são quase ilegíveis,
quanto o fundo fica assim. Embora nossa interação não deva se pautar
pelo formalismo e pela patrulha gramatical, é claro que o uso da
linguagem padrão pode favorecer nossa comunicação. Nem ToDu MUNdu
entEnDi GiRIaxXx oU u NeTeIxXx...... nAUm EH verdaDI??!?! (Tradução:
Nem todo mundo entende gírias ou o internetês. Não é verdade?) Formas
conhecidas (emoticons, por exemplo), podem ser usadas, com moderação.
Mas evite fazer um texto com erros ortográficos e gramaticais, pois
isso parece demonstrar certo desleixo, que devemos evitar.
O
cursista não pode apagar suas contribuições no Fórum, mas pode
eventualmente pedir para que o tutor faça isso. Como é fácil arquivar a
produção digital, recomendamos que você guarde em seu computador as
atividades realizadas ao longo do curso. Elas são uma memória de sua
participação no mesmo e podem ser úteis algum dia: numa nova reflexão,
projeto ou trabalho. Além disso, observamos novamente a possibilidade
de que – no caso do Fórum – entre a escrita e o envio da contribuição
haja algum problema que faça com que você perca o que escreveu
(desconexão, pane elétrica etc.). Isso é muito desestimulante, então –
no mínimo – antes de teclar em “enviar” selecione e copie o que
escreveu, evitando possível perda.
Outro ponto favorável dessa estratégia de feitura de
atividades é que, no caso de ficar sem acesso ao e-ProInfo por algum
motivo, você poderá colocar as atividade (feita em seu computador) no
ambiente quando puder.
Cite os autores e textos que utilizar
Sempre que recorrer à citação de um texto, destaque o trecho
citado com aspas e abra um parêntese para colocar a referência
bibliográfica. Assim, você “coleciona” e socializa (com os colegas) as
referências que utilizou para construir sua reflexão– o que facilitará
a feitura de futuros textos/trabalhos por você. Além disso, evita
plágios, o que é, academicamente, muito recomendável.
Exemplos:
Livro (um único autor):
SOBRENOME, Nome [Autor da obra]. Título: subtítulo. Local [cidade de publicação]: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar referência bibliográfica. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.
Livro (dois ou mais autores):
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local [cidade de publicação]: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
HEIDE, Ann; STILBOME, Linda. Guia do professor para a internet: completo e fácil. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
Texto publicado em coletânea:
SOBRENOME, Nome [Autor do texto].Título do texto. In:
SOBRENOME, Nome. [Responsável pela publicação].
Título da obra. Local: Editora, ano da publicação, página
inicial-página final.
Exemplo:
CANÁRIO, R. Estabelecimento de Ensino: a inovação e a gestão de
recursos educativos. In: NÓVOA, A. (org.). Organizações Escolares em
Análise. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.
Artigo de periódico:
SOBRENOME, Nome [Autor do artigo]. Título do artigo. Título do
periódico, Local: Editora, número do fascículo, página inicial-página
final, mês e ano.
Exemplo:
GUIMARÃES, Fabíola; LIMA, Maria Paula. Respeito e sensibilidade.
Educação, São Paulo, n. 204, abr. 1998, p. 22-25.
Texto da Internet:
SOBRENOME, Nome [do autor do texto]. Título do texto. Disponível em:
Dicas e recomendações de estudo