Experimento e questões sobre tratamento de água
Recomendamos ler antes o texto de apoio!
Experimento
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Objetivos
Promover reflexões sobre a utilização da água em nosso cotidiano e o papel de cada um no uso racional deste bem de consumo. Reproduzir em pequena escala no laboratório o processo de coagulação, sedimentação e filtração, envolvido no tratamento de água e discutir questões ligadas ao uso da água tratada e o ciclo da água.
MATERIAS
- vidro (como os de maionese ou café solúvel)
- colher de plástico de sobremesa
- sulfato de alumínio (Al2(SO4)3)
- hidróxido de sódio (soda cáustica NaOH)
- solo
- filtro de areia e carvão preparado com garrafa pet
PROCEDIMENTO
- Coloque água da torneira até cerca de 2/3 do volume do vidro.
- Adicione uma “pitada” de terra (só para a água ficar turva).
- Adicione uma colher rasa de soda cáustica (NaOH) e agite a solução cuidadosamente com a colher. Lave a colher tomando cuidado para não colocar os dedos na parte que tocou na solução de soda cáustica e enxugue com um pedaço de papel.
- Em seguida, com a colher seca, adicione 2 colheres rasas de sulfato de alumínio e misture muito bem.
- Deixe em repouso em torno de 10 minutos. Anote suas observações.
- Filtre o sobrenadante e recolha o filtrado. Para preparar o filtro, corte a garrafa ao meio e inverta a parte superior, encaixando-a na base. Enrole um tecido na boca da garrafa e preencha com carvão e areia.
NO FINAL DO EXPERIMENTO
Deposite o precipitado presente no vidro (Al(OH)3) em um recipiente fornecido pelo professor. A Legislação Brasileira permite que a água tratada tenha no máximo 0,1mg/L de alumínio. O hidróxido de alumínio produzido no experimento poderá ser recuperado ou a solução poderá ser diluída com água da torneira até que se atinjam níveis aceitáveis pela legislação. Só então esta poderá ser descartada na pia. Lave todo material e organize sua bancada.
Tabela de resultados:
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Observações |
água contendo solo |
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água no término do experimento |
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
- Qual o nome dos processos químicos utilizados no experimento?
- Por que não se pode adicionar Al(OH)3 diretamente na água durante o tratamento?
- Para que pudéssemos consumir a água do experimento, quais os outros tratamentos que seriam necessários fazer?
- A água pode acabar?
- Por que devemos evitar o desperdício de água? Dê algumas sugestões para evitar o desperdício.
- Lavar (e varrer) a calçada com uma mangueira lhe parece uma boa prática ambiental?
- Quando você toma um banho gelado em casa, você gasta energia?
- Desperdiçar água significa que você está contribuindo mais para a emissão de CO2 na atmosfera?
Desafio 1:
Calcule seu consumo doméstico de água e veja se você é um cidadão de bem com a natureza. Pegue uma conta de água de sua casa e calcule:
- o volume, em litros, de água indicado na sua conta (1 m3 = 1000 L).
- o volume de água utilizado na sua casa diariamente, levando em consideração o período de leitura.
- o consumo diário por pessoa na sua casa e compare com os valores dados no item 1.4.
Veja o exemplo abaixo de uma conta de água. Se você mora em condomínio e não tem a conta de água de sua residência, então faça os cálculos com a conta abaixo considerando que duas pessoas morem nesta residência. Gastando apenas R$ 11,43 com o valor da água, estes são cidadãos conscientes de seu consumo?