Numa passagem de Grande sertão: veredas, Riobaldo fala de uma "sonhice" que teve: "Diadorim passando por debaixo do arco-íris". Vinte anos antes, em Magma, Rosa escreveu um conjunto de sete poemas, cujos títulos denunciam a presença do arco-íris e ativam sentidos que tal fenômeno carrega. Entender alguns destes sentidos, mostrando como as cores funcionam na vida e na lite ratura, é o que quer o prese nte artigo. Para isso, analisam-se o poema "Vermelho" e a referida passagem-sonho como indicadores de um pensamento sobre a sexualidade.
Magma é o volume de poemas que marcou a estréia literária de João Guimarães Rosa, tendo no entanto permanecido inédito por mais de sessenta anos e sido até o momento relegado à marginalidade pela maior parte da crítica. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o resgate desse livro, bem como levantar, no discurso do mesmo, elementos úteis para o reconhecimento da sua inserção ideológica no conjunto da obra do autor. Com esse intento, procede-se à análise do universo simbológico plasmado por seus textos componentes, através do que se consegue identificar em Magma a inquietação anagógica que é o cerne da literatura rosiana.
Magma é o volume de poemas que marcou a estréia de João Guimarães Rosa, tendo no entanto permanecido inédito por mais de sessenta anos. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma introdução ao universo simbológico desse livro através da análise dos três primeiros poemas que o compõem.
Este estudo parte da constatação do extremo adensamento da presença da animália na obra de Guimarães Rosa, onde é chamada a desempenhar os mais variados papeis. São analisadas as obras precoces (1929/1930); o livro de poemas Magma e as estórias de Sagarana. "O burrinho pedrês", a primeira das narrativas deste livro, é estudada em profundidade, recortada em busca do motivo da animália, como tema, seja como figura.
Este texto é um estudo sobre o livro de poemasMagma de Guimarães Rosa, obra que submete à revisão a concepção de poesia. Esta técnica de produção artística representa um querer mimeticamente artístico, um querer poeticamente barroco. O objetivo deste texto é investigar esta escrita de Magma a partir dos estudos de Walter Benjamin, Severo Sarduy e Maria João Cantinho. Buscaremos conhecer a poética de Guimarães a partir desta provocação alegórica à travessia. Entendemos que Magma é o reino do barroco; Produção artística que finca suas raízes na mistura do clássico com o moderno, do erudito com moderno.Magma representa um questionamento risonho sobre a ideia de origem, por que nessa origem se encontra impregnada a ideia de realidade,como poesia procura seu reconhecimento no derretimento desse conceito. Magma uma elaboração poética em que a percepção primitiva do semelhante desenvolve-se, retraçando inexoravelmente a propedêutica elementar da modernidade, sua significação alegórica. Magma nos indica o caminho do verrossímel e mimético pelas metáforas fragmentadas que dão vazam a um discurso poético clarividente. Porém, é no campo da alegorizaçãoque as imagens cadavéricas da poesia barroca encontram espaço para se manifestarem. Aqui se sobrepõe o sentido de metáfora e de alegoria, ou seja, sobre o que é a modernidade barroca, o que instaura nos poemas uma faculdade mimética da percepção. Para este estudo partiremos do conceito de origem e de artebenjaminiano, para com este conceito compreender as alegorias presentes na poesia de Rosa. Os conceitos acima também nos auxiliaram a ler essa poética a partir da ideia barroca de arte, visando conhecer as imagens alegóricas representadas pela água. Esperamos como resultado a construção de uma leitura reflexiva sobre a travessia de Magma no cenário da escrita Roseana, tendo em vista sempre os aspectos alegóricos.Palavras-chave:Magma, barroco, alegoria.
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