O presente ensaio visa tecer uma relação entre a literatura e a psicanálise a partir da
priorização de um enfoque do amor na novela Buriti, de Guimarães Rosa. Por acreditar que o
tema paira não somente na esfera física hominal, como impregna a atmosfera natural do
sertão, verificar-se-á o tácito “corpo de baile” de uma vertente amorosa – erotismo – entre
algumas personagens literárias por abordagens teóricas de instâncias psicanalíticas, como
alteridade e pulsão.
Buriti, de Guimarães Rosa, é um enigma. Conto/novela/poema narrado em flashback, o
texto abre-se a uma pluralidade de leituras. A polifonia e o desvio do uso convencional da
linguagem são estratégias que prendem o leitor, encantado com a originalidade dos
experimentos linguísticos do ficcionista mineiro. Este artigo tem como objetivo apontar
algumas das qualidades do texto rosiano presentes em Buriti, com especial destaque para a
grande riqueza das palavras, a multiplicidade de focos narrativos e o uso do flashback.
Este trabalho é parte integrante do Projeto de Pesquisa “Enciclopédia do grande sertão” e tem
como objeto de estudo a palmeira buriti e a saudade presente em Grande Sertão: veredas, de
João Guimarães Rosa. Encontramos no referido romance uma espécie de paráfrase da primeira estrofe do poema gonçalvino, quando Rosa também faz uso de uma palmeira para singularizar o sertão. Além dessa intertextualidade, encontramos ainda várias passagens em que a palmeira buriti é usada de maneira poética para falar dos gerais. Comprovaremos por meio de passagens da narrativa de Rosa e de comparações com o poema de Gonçalves Dias que a palmeira, no caso de Rosa, o Buriti, é símbolo emblemático desde o romantismo. Dentre as inúmeras relações que o buriti tem em Grande Sertão: veredas, uma delas é a relação com as veredas. Se os personagens sentem saudade de suas veredas, sentem também de suas palmeiras, pois a vereda é o reino dos buritis.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Literatura Brasileira
O objetivo desta tese de doutorado é propor uma leitura interpretativa de Buriti, de João Guimarães Rosa. Para compreender o erotismo característico da narrativa, tema desta tese, investiga-se a forma como se constitui o espaço narrativo e seu caráter mítico. Num espaço ex-cêntrico, pleno de possibilidades, há ocasião para o questionamento de práticas e preceitos relacionados à moral sexual da sociedade patriarcal brasileira, em trama híbrida entre os planos do mito e da história. O estudo dos elementos da natureza e sua valoração erótica, considerando sua relação com as personagens e o desenvolvimento da trama, é o ponto de partida. Desde os elementos mais evidentes, como o Buriti Grande ou o Brejo do Umbigo, até aqueles que parecem meros acessórios, revela-se o processo de erotização da natureza empreendido pelo autor, sobretudo na flora e solo sertanejos, constituindo o corpo da noite. A partir de indicações do texto, a noite, a lua e o mutum, bem como sua relação com a mitologia dos índios brasileiros, são também foco das análises. Considerando a filiação por varonia dos filhos do sertão, a noção de totemismo, tomada da antropologia estrutural, serve de mediadora para o estudo do encontro entre os representantes de dois clãs familiares próprios da ficção rosiana, Maria da Glória, filha do buriti e Miguel, do mutum, considerando que estes personagens trazem em seu nome, a marca do sertão. Por fim, as insistentes referências ao corpo das personagens e seus territórios eróticos, homólogo ao corpo da natureza, são analisados em sua relevância para a marcação de pontos críticos da narrativa. A abordagem privilegia as marcas estilísticas e aproveita, em momentos pontuais, algumas contribuições da psicanálise.