O Cinusp Paulo Emílio realizou na noite desta última quinta-feira, uma sessão especial com o diretor austríaco Peter Kubelka em que foi exibida a obra Monument Film, produto dos mais recentes experimentos do cineasta, onde os filmes Arnulf Rainer e Antiphon foram projetados ao mesmo tempo, criando um efeito de estroboscopia — quando uma fonte de luz pulsante ilumina um objeto em movimento. No caso da performance cinematográfica de Kubelka, seria o encademanto das cores branco e preto e do ruído com o silêncio.
Essa ligação entre cores visualmente opostas e entre barulho e silêncio, é parte da discussão suscitada pela mostra Ouvir Imagens, festival de filmes e apresentações artísticas que discutem o fundamental papel que o som possui dentro da produção cinematográfica. Foram privilegiados vídeos onde o som tem papel fundamental na narrativa, sem a obrigação de se debruçar sob uma teoria específica sobre o tema. A própria mostra funciona como um caleidoscópio de conceitos e técnicas, privilegiando muito mais o aguçamento e o estímulo de sensações do espectador do que a discussão de um conceito específico.
Peter Kubelka e a película
Nascido em Viena (Áustria), mais precisamente em 1934, Peter Kubelka começou a filmar na década de 1950 e desde o início de sua carreira desenvolve filmes em película (os conhecidos “filmes em rolo”). A relação do diretor com esse tipo de produção cinematográfica mais artesanal, onde o cineasta tem uma relação maior com a criação, é marca registrada de Peter.
A performance
Após exibição de quatro curtas de Peter Kubelka — Adebar, Schwechater, Arnulf Rainer e Unsere Afrikareise—, houve ainda a exibição da obra Monument Film. No experimento, o diretor utiliza dois projetores com filmes diferentes e ao mesmo tempo.
Arnulf Rainer, realizado em 1960 e composto de quadros pretos e brancos que mescla momentos de barulho e silêncio, é exibido em um projetor, enquanto Antiphon, de 2012, é montado de forma contrária (branco e preto, silêncio e ruído). Estes momentos são projetados ao mesmo tempo, causando o referido efeito estreboscópico. Após a performance o cineasta fará uma palestra, que será conduzida em inglês, com tradução simultânea para o português. A sessão gratuita foi aberta ao público em geral.