São Paulo (AUN - USP) - O futuro do Mercosul, a questão das drogas na Colômbia, a era Chávez, a economia e política argentinas. A América Latina volta a ser o foco do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) com a publicação do número 55 da revista Estudos Avançados.
O dossiê América Latina discute os problemas e desafios dos países latino-americanos para este século. A revista traz ainda um minidossiê que aborda a questão energética, relembrando a obra do sociólogo Florestan Fernandes, morto há 10 anos.
Além desses, outros temas são debatidos na revista, como: a dimensão colonizadora da globalização, a segurança alimentar latino-americana e a Rebelião de Chiapas, no México – mobilizada por um grupo armado de origem indígena, o Exército Zapatista de Libertação Nacional, em janeiro de 1994. O artigo “Das montanhas mexicanas ao ciberespaço”, de Paulo Henrique Falco Ortiz, diretor da TV USP, reitera a originalidade deste movimento no contexto das lutas populares na América Latina, devido ao seu potencial de conquistar espaço nos meios de comunicação.
Colômbia e Chávez
Colunista dos jornais El Tiempo e El Colombiano, o jornalista Leon Valencia trata de um dos temas mais delicados da América do Sul: a questão do tráfico de drogas na Colômbia. O artigo “Drogas, conflito e os Estados Unidos – a Colômbia no início do século” discute o cultivo da coca e, principalmente, a relação entre cultivos ilícitos e grupos armados ilegais. Segundo Valencia, a ilegalidade é o que potencializa o problema. “Seria preciso pôr em marcha um processo de reindustrialização do país e um projeto de reformas sociais profundas [...], além de uma flexibilização das políticas proibitivas das drogas, adotando formas persuasivas de reduzir o consumo”, propõe o jornalista.
Outro tema não menos importante, e razão de agitações políticas, econômicas e sociais no continente, a era Chávez (presidente venezuelano) é discutida por Rafael Duarte Villa, professor do Departamento de Ciência Política da USP, no ensaio “Venezuela: mudanças políticas na era Chávez”. Villa analisa as mudanças políticas provocadas por Chávez em quatro momentos: auge e queda do Pacto de Punto Fijo; o início do fenômeno chavista; a polarização social e política na Venezuela de Chávez; e a Venezuela pós-referendo.
A revista Estudos Avançados será lançada no dia 22 de dezembro, às 10h, na sede do IEA. O instituto fica na avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo.