ISSN 2359-5191

17/12/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 99 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Pesquisas Energéticas
Energia nuclear revela segredos das antigas comunidades brasileiras

São Paulo (AUN - USP) - O professor Casimiro Munita do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) desenvolveu um método de estudo de cerâmicas que oferece ampla gama de informações sobre o material desde época da construção até a tecnologia usada em sua produção. A técnica ajuda a entender como a comunidade era em sua época e definir preciosas informações como rotas de comunicação entre elas.

"Quando comunidades se interligam, elas crescem mais rápido. Com essa pesquisa, somos capazes de definir que comunidades trocaram tecnologia com que outras comunidades através de rotas de comércio", disse o pesquisador.

O trabalho do professor Munita começou em 1996, como um projeto com a Agência Internacional de Energia Atômica e uma parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia, que fornecia peças para estudo. Com o tempo, o projeto cresceu e o pesquisador teve a oportunidade de trabalhar com cerâmicas de diferentes partes do país como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Amazônia.

Marajó é um exemplo onde a técnica é aplicada com sucesso. Segundo Munita, "as cerâmicas da ilha são muito ricas, foram produzidas com muita tecnologia, eram comunidades com um bom desenvolvimento. Nós estamos agora tentando apurar o máximo de informações sobre eles: seus contatos com outras comunidades, suas rotas de comércio, os tipos de alimentação, estilos de vida, doenças que tiveram. Para isso não contamos apenas com as cerâmicas, mas também com esqueletos de membros daquela sociedade. Esse conjunto forma o que chamamos de estudo arqueométrico", explicou o professor.

Além de Marajó, a pesquisa de Munita também é aplicada hoje às peças recolhidas nos sítios arqueológicos de Xingó antes de a usina começar a funcionar. As peças estão hoje no Museu do Xingó, onde são estudadas.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br