ISSN 2359-5191

15/06/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 35 - Educação - Instituto de Matemática e Estatística
Programa de computador facilita o ensino de Matemática

São Paulo (AUN - USP) - “O ensino de cálculo combinatório é algo que exige muita atenção e raciocínio dos alunos, que podem apresentar dificuldades em sua aprendizagem”, afirma Alexandre Luís Kundrat Eisenmann. Aluno da pós-graduação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Alexandre apresentou uma solução para o caso: o iComb. O programa, desenvolvido em sua dissertação de Mestrado, utiliza a informática como meio para o ensino de cálculo combinatório na Internet. Ele pode ser acessado no endereço eletrônico www.matematica.br/icomb.

Disponibilizado na plataforma Java, o software apresenta problemas didáticos que tratam da análise combinatória. Com exemplos pautados em jogos de cartas ou de futebol, o iComb estimula o aluno a seguir alguns passos para a resolução do caso.

Além disso, o software representa visualmente o raciocínio do aluno, facilitando a percepção de suas ações. Finalizado o problema, o resultado final do aluno é divulgado imediatamente. Um histórico de uso fica registrado, para a avaliação do desempenho pelo professor, automatizando suas atividades de correção de exercícios.

Inspirado pelo Combien?, software francês usado para o ensino de combinatória, Alexandre criou o iComb. Segundo ele, o grande problema do Combien? era a impossibilidade de sua execução na Internet. “Sem o uso da ferramenta na web, seu acesso fica mais difícil”, afirma.

Outra vantagem do programa brasileiro sobre o francês é permitir que novos exercícios sejam criados. O iComb possui um banco de exercícios em sua memória virtual, mas também abre a possibilidade que novas situações sejam criadas, ajudando professores a adaptar problemas às maiores dificuldades do aluno.

Dentre as limitações do iComb, o maior problema está em resolver exercícios que possuem mais de uma resolução. Conforme Alexandre, essas questões só podem ser solucionadas em duas etapas, algo não suportado pelo programa. Ele prevê que esse erro deverá ser consertado no futuro.

O artigo desenvolvido por Alexandre e por seu orientador, o professor Leônidas de Oliveira Brandão, foi aceito em um evento internacional de educação, o Frontiers in Education, e será apresentado em congresso nos Estados Unidos em breve.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br