São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME) organiza, desde 2007, um programa de verão em alguma área específica das carreiras que lhe competem. Na edição de 2012, o assunto será “sistemas dinâmicos”, que se caracterizam por serem suplantados por qualquer lei de movimento.
O evento ocorrerá no próprio IME, de 9 de janeiro a 10 de fevereiro, e contará com palestras mostrando avanços recentes da área, minicursos em vários níveis e encontros informais de discussão, segundo divulgado pelo Instituto. Poderão participar estudantes, pesquisadores e interessados de dentro e de fora da USP. Porém o foco é na pós-graduação e pesquisa, a exemplo da sessão Jovens Pesquisadores, que será um espaço para doutorandos e recém-doutores apresentarem seus estudos na área. O IME emitirá certificados de participação de acordo com a frequência no Programa.
As inscrições estão abertas até 4 de dezembro, mas, devido à limitação de espaço do auditório local, haverá uma seleção dos participantes, que serão cerca de 80. “Já recebi mensagens de cerca de 80 pessoas interessadas, pois disponibilizei meu e-mail como um primeiro contato antes das inscrições. Agora estamos passando instruções mais específicas de inscrições, que deverão passar por nossa análise antes de serem aceitas ou não”, diz Eduardo Colli, professor do IME e um dos organizadores do Programa – junto com ele estão pelo menos mais dez docentes. Dois critérios que serão utilizados para determinar os participantes serão a verba disponível para o financiamento de quem vem de fora de São Paulo e, o mais importante, que se tenha algum conhecimento sólido em matemática, ou ao menos uma experiência prévia na área de sistemas dinâmicos.
Sobre os interessados, Colli discorre: “As origens e formações de cada um têm sido bem variadas. Evidentemente há aqueles que não têm formação suficiente para acompanhar esses cursos, mas podem muito bem procurar os que são oferecidos no Programa de Verão regular”. Ele faz referência a cursos de difusão cultural e disciplinas de pós-graduação que também acontecem no IME durante o verão, com início em janeiro. Eles também são abertos ao público em geral e abarcam até mesmo níveis de ensino médio. As disciplinas de difusão deste módulo regular foram divulgadas ontem e algumas já não têm vagas. Se o programa de verão especial do Instituto está em sua 4ª edição – em 2008 e 2009 não houve este módulo específico –, os cursos tradicionais são realizados nesta época já há 40 anos.
Entre os convidados do evento está o norte-americano Charles Tresser, pesquisador da IBM. “Ele tem interesses ecléticos. Ministrará dois minicursos de 4 horas e palestras. Um dos cursos, em particular, deve interessar bastante aos físicos, pois trata dos fundamentos da Mecânica Quântica”. E o professor finaliza: “Qualquer um que esteja estudando de alguma forma sistemas dinâmicos fará grande proveito do Programa. Será um mês intenso e muito rico em informações e trocas de ideias”. Eis a dica.
Para mais informações, acesse: http://dinamica.ime.usp.br