São Paulo (AUN - USP) - O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (Proesa), da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP) recebeu recomendação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em julho de 2002, e este ano celebra dez anos de atividades bem-sucedidas. Como parte da comemoração será realizado o Seminário Internacional Cuidado Clínico Avançado em Enfermagem na Saúde do Adulto.
O Proesa produz e dissemina conhecimentos na área da Enfermagem na Saúde do Adulto e recebeu nota seis em sua última avaliação trimestral, referente ao período entre 2007 e 2009. O Programa faz formação nos níveis de Mestrado Profissional (MP), Mestrado Acadêmico (MA), Doutorado (DO), além de Pós-Doutorado (Pós-Doc). Segundo Kátia Padilha, organizadora do evento, a missão do Proesa é capacitar enfermeiros e outros profissionais do campo da saúde para os processos de produção de conhecimento, de atualização científica e de aperfeiçoamento em tecnologias do cuidar.
O currículo acadêmico do Proesa está estruturado em dois eixos temáticos: Cuidar Clínico Avançado e Contexto do Cuidar, onde as práticas assistenciais e de ensino se efetivam. Esses eixos estão organizados em quatro linhas de pesquisa: Cuidar do Adulto com Afecções Crônicas não Transmissíveis, Cuidar do Adulto com Afecções Agudas e Críticas, Tecnologia na Saúde do Adulto e Dinâmicas de Trabalho na Saúde do Adulto. Eles investem para que os profissionais que concluem o programa sejam capazes de impulsionar a pesquisa, a educação e o cuidado em práticas clínicas avançadas, dentro do intuito legal e ético da profissão.
O Seminário Internacional foi organizado de acordo com a estrutura curricular do Proesa, com a participação de palestrantes de diferentes países. Entre os temas estão Cuidado clínico avançado: da teoria à prática, por Frances Marcus Lewis (Universidade de Washington, Estados Unidos), Teoria do comportamento planejado: aspectos teóricos e intervenções em saúde, por Maria Cecília Gallani (Universidade Laval de Quebec, Canadá) e Modelo antropológico do cuidar em saúde: estratégias para medir a qualidade de vida em idosos, por Júlio Fernandez Garrido (Universidade de Valencia, Espanha). Ainda se destacam as palestrantes do Ministério da Saúde, Débora de Carvalho Malta e Flávia Tavares Silva Elias que falarão sobre Políticas públicas para o cuidar de pessoas com doenças crônicas e Incorporação de novas tecnologias para o avanço no cuidar do adulto, respectivamente.
O evento será realizado em 29 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, Auditório Amarelo, das 8 horas às 17h30, e tem como público-alvo docentes, alunos de pós-graduação e demais interessados na Área de Enfermagem, em Saúde do Adulto.
Para informações mais detalhadas acesse o site: www.ee.usp.br/evento/2012/cuidado_clinico_avançado/Cartaz%20programação.pdf