Bom descanso



“Uma dica é deitar na areia morna da praia, ajuda a relaxar a musculatura. Pode ser direto na areia ou sobre um pano fino, como uma canga.” Prof.ª Raquel Casarotto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1- Empurrar a raiz dos dedos para baixo


2- tracionar os dedos enquanto realiza um apoio nas raizes dos dedos


Viagens longas sem seqüelas

Ficar horas na mesma posição dentro de ônibus, carro ou avião é uma tortura que pode ser amenizada com algumas dicas simples. “Sempre de acordo com as condições de vôo, é aconselhável não ficar sentado o tempo todo no avião. Nas poltronas de três lugares, quem está no meio fica muito sem opção de se mover”, observa Clarice, que confessa ter vontade de fazer uma cartilha para que as companhias aéreas exibam durante o vôo.

“Quando sentado, o principal cuidado é estar com os pés bem apoiados. Do contrário, facilita demais a instalação de edema (inchaço) nos pés”, afirma a chefe do departamento. “Às vezes esse apoio para os pés existe, mas está tão embutido ou emperrado que não conseguimos puxar.” A menos que o passageiro já tenha alguma doença, esses edemas não levam a complicações maiores, mas é um incômodo que pode atrapalhar os primeiros dias de férias.

A parada para um cafezinho nas viagens de carro é estratégica. “O ideal é escutar o próprio corpo. “Se está desconfortável naquela posição, é hora de dar uma parada. Se não puder, estiver com muita pressa, pelo menos a cada quatro horas tem de parar, porque é questão de segurança do motorista e diminuição do risco de acidente”, adverte Raquel.

Sol, sombra, água fresca e... postura

Pé na areia, barulho das ondas, cervejinha gelada... Nada pode atrapalhar esse momento. Será? Depende da manutenção da sua cadeira de praia. “Se ela estiver desgastada, formando barrigas, a coluna fica muito curva e vai doer”, alerta Raquel. Se o tecido estiver firme, em geral, não há problema. “Quanto mais inclinada para trás, melhor para a coluna, mais descanso para o corpo.”

Se você não quer saber de ficar sentado, quer aproveitar as férias para se exercitar. Cuidado! “Muitas pessoas saem de férias, vão para a praia, resolvem andar, correr, nadar todo dia, jogar frescobol, futebol de praia, bater uma bola com as crianças... Isso pode levar a uma lesão”, afirma Clarice. “Um trauma esportivo é a coisa mais fácil de acontecer. Uma dor no joelho ou na coluna pode vir de uma pequena lesão.”

Para fazer em qualquer lugar

As fisioterapeutas dão algumas recomendações para relaxar o corpo. O melhor: tudo pode ser feito na praia, na varanda e no sofá.

Fazer massagem na planta dos pés relaxa a musculatura do corpo todo. A dica da professora Raquel não tem explicação científica, mas funciona. “Você pega uma bolinha de frescobol, de borracha oca, apóia o pé todo e corre a bolinha pelo pé. Não é só empurrar, tem que fazer força para massagear, colocar o peso do corpo. O ideal é ser feita em pé por dois a três minutos”, explica.

Para testar o efeito, depois de massagear um pé, feche os olhos e a sensação de relaxamento será sentida no hemicorpo do lado em que foi feita a massagem. A professora Clarice, cuja linha de pesquisa envolve postura e equilíbrio, dá outras orientações que, associadas a esta massagem, garantem o equilíbrio corporal.

“Sentado numa cadeira confortável, coloque um pé em cima do outro joelho para que possa alcançar bem o pé com as mãos e massageie a sola do pé na região logo atrás dos dedos, onde deveríamos ter um acolchoado natural que perdemos devido à sobrecarga, nas mulheres especialmente pelo uso de saltos”, explica Clarice. Com o peso e a carga, essa proteção de tecido tende a se deslocar para a frente, o que dificulta o apoio dos dedos. “Uma boa massagem deve ser feita trazendo todo o tecido da raiz dos dedos para trás no sentido dos calcanhares.”

< anterior página 1 | 2 | 3 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto