Bom descanso


 

 

 

 

 

 


“Seja de carro ou de avião, é importante movimentar os ombros, mesmo sentado, esticar os braços. Eu faço, não sei se as pessoas ao meu lado gostam, procuro não incomodar.” Prof.ª Clarice Tanaka

 

Depois da massagem, você pega dedo por dedo e estica sem estalar. Volta a massagear e a esticar os dedos novamente. “Isso dá muito resultado, vai possibilitar que o pé se acomode melhor no chão”, recomenda Clarice, que chama a atenção para alguns cuidados. “Manter as unhas dos pés bem cuidadas implica em conforto e os dedos bem secos também, principalmente nas férias no Brasil que coincidem com um calor muito grande. Previne problemas que são comuns em qualquer classe social.”

Respire!

Parece simples e natural, mas quando há tensão, não conseguimos respirar direito. “Encha o pulmão de ar respirando pelo nariz e mantendo a boca fechada. Não é necessário fazer uma superinspiração, basta uma inspiração normal. Solte o ar bem devagar pela boca, fazendo um bico com os lábios como se estivesse soprando uma vela de aniversário”, ensina Raquel. “Preste atenção para não deixar a boca muito aberta. Durante o movimento de soltar o ar, você deve estufar a barriga.” Esta é a parte mais difícil, pois as pessoas tendem a murchar a barriga enquanto soltam o ar.

“Geralmente quando a pessoa está tensa, chateada ou angustiada, não consegue respirar direito e sente desconforto e mesmo dor no peito, nas costas e no pescoço”, afirma Raquel. “Este exercício pode ser feito várias vezes ao dia, mas nunca mais do que três ou quatro vezes em cada repetição, pois pode dar tontura devido à hiperventilação.”

Prevenção

O bom é que os cuidados com a postura perpetuem durante todo o ano, evitando dores e mau humor. “A prevenção na área postural tinha que começar desde cedo. Depois que a criança aprende a falar papai, mamãe e quero água, ela deveria saber como pega o peso do jeito adequado”, brinca Raquel com seus pacientes que apresentam dores nas costas, geralmente problemas relacionados a hábitos inadequados. “Todo ano o professor de educação física poderia orientar os alunos, para que os hábitos fossem incorporados para o resto da vida.”

“No fim de semana sobra mais de tempo livre. Gosto de tomar uma cervejinha e dançar pagode.” Mara Regina Benetti de Souza Bento

    Viajar ou ficar em casa, o importante é aproveitar os dias de folga para colocar as preocupações de lado e se divertir. “Moro com minha mãe, minha irmã e minhas duas filhas, quando estou de férias, ajudo nas tarefas domésticas”, conta Mara Regina Benetti de Souza Bento, auxiliar acadêmico do serviço de graduação da Escola de Educação Física e Esporte. “No fim de semana, quando sobra mais tempo livre, gosto de tomar uma cervejinha e dançar pagode”, conta Mara. Apesar dos compromissos do cotidiano, sempre há como relaxar um pouco.

< anterior página 1 | 2 | 3

   





web
www.usp.br/espacoaberto