Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Conheça USP
por Daniel Fassa
Fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo

 

 

Foto crédito: Cecília Bastos
Antonio Candido

 


Em 2008, o IEA assinará um convênio com a Universidad de La Frontera, do Chile, com o objetivo de dar início a uma maior integração cultural entre o Brasil e os demais países da América Latina. No final do ano passado, a reitora Sueli Vilela e o coordenador de pesquisas do IEA Hernan Chaimovich reuniram-se com o reitor Sergio Bravo Escobar e outras autoridades da universidade chilena para discutir a criação da cátedra, que se chamará Bernardo O'Higgins.

"Cada vez começou a ficar mais clara para mim a imensa distância cultural entre o ser brasileiro e o ser chileno, o ser argentino, o ser paraguaio, o ser colombiano. Há uma distância cultural grande", revela Chaimovich, que nasceu no Chile, mas vive há muitos anos no Brasil. "As universidades têm uma responsabilidade nesse jogo, que não pode ser somente pessoal, isto é, não pode ser reduzida a trabalhos em colaboração, seminários. Tem que ser uma atividade permanente."

Nesse contexto, surgiu a idéia da cátedra, que possibilitará a vinda de pesquisadores chilenos ao Brasil para realizar estudos em todas as áreas do conhecimento. Com isso, pretende-se conhecer melhor a cultura chilena e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a cultura brasileira. "O IEA é interdisciplinar por natureza, é cultural por natureza, então é o lugar ideal para trazer o conhecimento cultural sobre a América Latina para a USP e, ao mesmo tempo, virar um canal para que a América Latina se insira no Brasil", finaliza Chaimovich.

< anterior página 1 | 2 | 3

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto