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LÁ DO LESTE

Uma etnografia audiovisual compartilhada


 

 

Bastidores de uma etnografia audiovisual em Cidade Tiradentes

 

 

 

 

Em Cidade Tiradentes, distrito localizado no extremo Leste da cidade de São Paulo, vivem cerca de 220 mil pessoas. Criado pelo poder público, nos anos 1980, como “cidade-dormitório” para famílias de baixa renda, o distrito abriga hoje o maior conjunto habitacional popular da América Latina.


Em 2009, começamos uma pesquisa sobre práticas artísticas em Cidade Tiradentes. Convidamos alguns artistas-moradores para compor a equipe deste mapeamento. Foi nosso primeiro contato com alguns dos protagonistas das histórias que contamos nos materiais deste livro multimídia.


De lá para cá, fizemos um site interativo a partir de uma pesquisa participativa com intervenções no território – o Mapa das Artes da Cidade Tiradentes (www.cidadetiradentes.org.br) – dois documentários – Lá do Leste e A Arte e a Rua – e escrevemos artigos que estão publicados em revistas e livros. No DVD que acompanha este livro, é possível assistir aos filmes e aos debates que sucederam seus lançamentos.


Em quatro anos conhecendo Cidade Tiradentes a partir de seus artistas – de suas obras, suas inquietações, de nossas conversas, da produção conjunta de pesquisas e filmes – fomos construindo um mosaico de imagens, sons, cores, formas, ideias, frases, sonhos, dúvidas e conflitos. As peças desse mosaico não são fixas. Nem finitas. Mudam de lugar conforme o ponto a partir do qual olhamos Cidade Tiradentes.


Para o texto deste livro, recolhemos algumas dessas peças e as dispusemos em forma de cenas e bastidores. Nesse roteiro “às avessas”, escrito quando o filme já está no mundo, estão em cenas os protagonistas da arte de rua em Cidade Tiradentes, personagens nada fictícios que experimentam as transformações dessa arte e do próprio território.


Conversas e discussões que tiveram lugar em todo o processo de nossa experiência em Cidade Tiradentes, desde 2009 até as sessões de lançamento dos filmes, constituem a matéria-prima dos bastidores. Aqui, a escrita toma emprestado do cinema o método da montagem, aproximando enunciados realizados em tempos e locais diversos, fazendo interagir no texto atores que não necessariamente se encontraram fisicamente. Nossa contribuição para a fabricação do mundo, ficção, no seu sentido pleno.


Jean Rouch, um antropólogo-cineasta francês, que trabalhou por seis décadas no continente africano, realizando filmes com seus amigos a partir de histórias que eles quiseram contar, dizia que a ficção era por vezes a melhor maneira de penetrar a realidade. O cinema era, para Rouch, a única forma possível de compartilhar a antropologia, de produzir conhecimento com as populações que pesquisava, de apresentar aos seus interlocutores os resultados de sua pesquisa.


Partindo desse projeto rouchiano, o que vislumbrar para a antropologia a partir da multiplicação das novas possibilidades de produção e compartilhamento de informações nos dias de hoje, com as tecnologias digitais em constante desenvolvimento? Momento em que “compartilhar” torna-se categoria nativa no mundo virtual, verbo tão popular quanto “curtir” em tempos de Facebook. As redes e plataformas virtuais e os instrumentos mais acessíveis de captação de imagem e som são peças-chave nas transformações que se processam no mundo hoje e no trabalho audiovisual antropológico.


A cartovideografia (Mapa das Artes da Cidade Tiradentes), os filmes etnográficos e este livro são experiências de troca de informação e de produção de olhares sobre a vida nas periferias em coautoria com seus artistas-moradores.


Neste projeto coletivo, a etnografia audiovisual pode ser pensada também como forma de contribuição para uma participação mais efetiva dos artistas e moradores dos distritos periféricos nos processos de reflexão e decisão sobre o destino de nossa cidade.


A apropriação do Mapa das Artes da Cidade Tiradentes, dos filmes etnográficos e deste livro pelos artistas é parte do projeto de Antropologia Compartilhada que fundamenta nossas pesquisas. Esperamos que os materiais que criamos juntos ecoem nos processos de comunicação de dentro para fora (e de fora pra dentro) “do gueto”. Que colaborem para a defesa e para o fortalecimento de uma arte pública, integrada com seu território, e que sirvam como peças estratégicas nas disputas que envolvem a produção e o consumo da arte na cidade.

 


 

 

Lá do Leste e A Arte e a Rua

 

 

 

 

Com a finalização do mapeamento, nos deparamos com a necessidade de ampliar as reflexes iniciadas em conversas, entrevistas e encontros com os artistas de Cidade Tiradentes. Dos grupos mapeados selecionamos quatro que imaginamos que melhor nos contariam, para a produção dosfilmes etnográficos, as transformações da arte de rua em Cidade Tiradentes, e por meio desta, atransformação do distrito.


Em 2010, com apoio do Edital Etnodoc – Edital de Apoio a Documentários Etnográficos sobrePatrimônio Imaterial (IPHAN), realizamos o filme etnográfico Lá do Leste, curta-metragem que deuorigem ao média A arte e a rua, finalizado em 2011 junto ao Laboratório de Imagem e Som emAntropologia da Universidade de São Paulo (LISA-USP) e ao Instituto Pólis. Ambos os filmes estãodisponíveis no Vimeo (http://vimeo.com/lisausp/ladoleste e http://vimeo.com/lisausp/aarteearua) e no DVD que acompanha este livro.


Os filmes tiveram como principal temática o conflito da arte de rua em Cidade Tiradentes comas mudanças espaciais, políticas e socioculturais deste distrito. A transformação da arte de rua retratadanos filmes nos conta também sobre as tensões próprias da disputa pelo espaço público e pelodireito à comunicação.


Acompanhamos a experiência de quatro grupos ligados ao Hip Hop que cresceram junto como distrito e em suas obras dialogam com seus desafios e sonhos: o coletivo 5Zonas (graffiti), o grupode rap RDM – Rapaziada Do Morro, os B-Boys do Tiradentes Street Dancers e o grupo de rap gospel Relato Final.


Cabe notar que dentre os protagonistas dos filmes etnográficos estão dois pesquisadores-moradores do Mapa das Artes de Cidade Tiradentes: Bob Jay, rapper do RDM, e Daniel Hylario, um ativista cultural com grande proximidade com o universo artístico e com a juventude do distrito.


Os quatro grupos selecionados como protagonistas dos filmes não realizam uma leitura única da experiência cotidiana no território, não possuem visões homogêneas acerca das transformações pelas quais passa o distrito. Mesmo entre os membros de um único grupo, pudemos encontrar divergências que enriquecem os processos interpretativos e reflexivos de suas práticas artísticas.


Se, por um lado, na última década Cidade Tiradentes passa por um importante e intenso processo de reurbanização, com a chegada de escolas, subprefeitura, supermercados, hospital etc., por outro lado, os muros erguidos – e as novas regras e comportamentos que chegam com o processo de desenvolvimento da região – implicam perdas e transformações nem sempre positivas na visão de alguns dos artistas. Os muros – “cada vez mais altos” – correspondem à quebra da sociabilidade, para os integrantes dos grupos de rap; a conquista do espaço dos CEUs (Centros de Educação Integrados) para aulas de dança e campeonatos impõe o risco da burocratização da dança de rua; as ruas sem asfalto ou saneamento não são mais o tema das mensagens de reivindicação coletiva do Hip Hop; a necessidade de ganhar o pão e expandir a arte leva o graffiti para novos espaços além das ruas. E se os muros são, para alguns dos artistas retratados no filme, o símbolo forte da desagregação do Hip Hop, em outras falas, o apoio desigual da subprefeitura para as manifestações artísticas da região, o  crime organizado e a diferença de gerações surgem como respostas para a “perda de linguagem”.


Nos filmes, exploramos metodologias participativas e experimentais de gravação. Uma das camadas,narrativas é composta pelo que chamamos de etnografia dos grupos: um olhar sobre seus 9 deslocamentos no território, os equipamentos e espaços que utilizam para apresentações e ensaios, suas práticas artísticas, tipos de sociabilidade, e suas reflexões. Para dar conta desta narrativa, usamos as técnicas do cinema de observação e do participativo, em registros de ações cotidianas, das performances e de depoimentos e conversas informais.


A segunda narrativa explora a metodologia da “câmera-bastão”. Propusemos a alguns dos nossos “atores sociais” que levassem a câmera providenciada pela produção para registrar elementos de seu cotidiano sem a presença da equipe de gravação: poderiam gravar seu trabalho, o distrito, momentos com os amigos e a família, os preparativos para as apresentações, além de filmar livremente o que achassem interessante. Os resultados foram tão surpreendentes que formam parte significativa do corte final dos filmes.


A terceira narrativa dos filmes é a que chamamos de “experimental” ou “artística”. Foram coproducões em que equipe e atores sociais produziram juntos narrativas audiovisuais para expressar seus fazeres através das próprias linguagens artísticas. Esta narrativa foi experimentada no stop motion com o coletivo 5 Zonas e em um videoclipe com o grupo RDM (disponíveis no DVD).

 


 

 

Sobre as autoras

 

 

 

 

Carolina Caffé (carolina.caffe@gmail.com)

É cientista social e documentarista. É coordenadora executiva da Área de Comunicação e Mídias Livres do Instituto Pólis, e técnica da Área de Cultura,onde produziu o Mapa das Artes da Cidade Tiradentes. É co-diretora de A Arte e a Rua (2011) e Lá do Leste (2010), e dirigiu também A Caminho da Copa (2012) e Litoral Sustentável (2012).


Rose Satiko Gitirana Hikiji (rose.satiko@gmail.com)

É professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e vice-coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA). Além da co-direção de A Arte e a Rua e Lá do Leste, dirigiu Cinema de Quebrada (2008), Pulso, um vídeo com Alessandra (2006) e Microfone, Senhora (2003), entre outros filmes etnográficos. É autora dos livros Imagem-violência – Etnografia de um cinema provocador (2012) e A música e o Risco (2006) e co-organizadora dos livros Imagem-Conhecimento (2009) e Escrituras da Imagem (2004).