Lançamento do livro “Antropologia e Performance: ensaios NAPEDRA”

capa

Livro e DVD reúnem artigos e filmes sobre experimentos em Antropologia da Performance

Antropologia e Performance traz 25 artigos resultantes de pesquisas etnográficas sobre práticas performativas como o ritual, as artes da cena e o cinema

Dividida em quatro partes, Antropologia e Performance – Ensaios Napedra (Terceiro Nome, 2013) trata primeiramente da relação entre corpo, drama e memória. A segunda parte analisa performances festivas, desde as raves até rituais religiosos de devoção. Já na terceira parte, os artigos se concentram no cinema como forma de expressão. Por fim, na quarta parte, os autores discutem a descrição e abordagem analítica de processos de criação artística contemporânea.
O DVD encartado no livro traz os filmes “Tribo planetária”, de Carolina Abreu; “Ritual da vida”, de Edgar Teodoro da Cunha; “Pesquisadores performers”, de Francirosy Campos Barbosa Ferreira; “Amores de circo”, de Ana Lúcia Ferraz; “A Arte e a rua”, de Rose Satiko e Carol Caffé; “Mira, Chica”, de Regina Müller; e “Guerreiras e heroínas em performance”, de Luciana Lyra.
Os artigos e filmes são resultado das pesquisas do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra), grupo que reúne antropólogos que estudam temas relacionados às artes performativas e pesquisadores das artes interessados em antropologia.

Os organizadores

John C. Dawseyé professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e coordenador do NAPEDRA. É doutor em antropologia pela Emory University e autor do livro De que riem os boias-frias? Diários de antropologia e teatro (Terceiro Nome 2013).

Regina P. Mülleré antropóloga e atriz performática que participou do grupo Dzi Croquetes e desde os anos 1970 realiza performances inspiradas em mulheres artistas performáticas.É doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutoramento no departamento de Performance Studies / New York University e livre-docência em Antropologia da Dança pela Universidade Estadual de Campinas.

Rose Satiko Gitirana Hikijié professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. É coordenadora do PAM (Pesquisas em Antropologia Musical) e vice-coordenadora do GRAVI (Grupo de Antropologia Visual). Em 2012, publicou pela Terceiro Nome o livro Imagem-violência – Etnografia de um cinema provocador.

Marianna Francisca Martins Monteiro é professora de Artes Cênicas no Instituto de Artes da UNESP ecoordenadorado Grupo Terreiro de Investigações Cênicas, Teatro, Rituais, Brincadeiras e Vadiagens. Mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é membro da Associação Cultural Cachuera!. Pesquisadorada teatralidade das danças dramáticas brasileiras, é autora de Dança popular: espetáculo e devoção, publicado em 2011 pela Terceiro Nome.

Coleção Antropologia Hoje

Parceria da Terceiro Nome e do NAU-USP para a divulgação de pesquisas etnográficas na área da antropologia, a Coleção Antropologia Hoje é coordenada por José Guilherme Cantor Magnani (NAU/USP) e conta, em seu Conselho Editorial, com Luiz Henrique de Toledo (UFSCar), Renata Menezes (MN/UFRJ), Ronaldo de Almeida (Unicamp) e Luis Felipe Kojima Hirano (coordenador – NAU-USP).

A Terceiro Nome

Coisas do Brasil. Não há melhor maneira de definir o universo da Terceiro Nome, editora que desde seu início, em 1998, se mobiliza em torno de temas relacionados ao nosso país e suas raízes, desafios e encantos.
São cerca de duzentos títulos de literatura, história, fotografia, arte, antropologia, teatro, reportagem, gastronomia e infantil que documentam nosso patrimônio e retratam a riqueza de nossa cultura e meio ambiente. Ao longo de sua trajetória, a editora recebeu indicações e prêmios como o Gourmand CookbookAwards, Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura.

Antropologia e Performance

503 páginas. 16 cm x 23 cm. Brochura. ISBN 978-85-7816-127-9.
Preço: R$ 48