Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Exposição
por Claudia Costa


Foto crédito: Tadeu Jungle
Tadeu Jungle


Poéticas da Natureza

A exposição “Poéticas da Natureza”, com curadoria de Katia Canton, está dividida em quatro módulos, que abordam a variedade de formas de representação da natureza na visão de artistas contemporâneos, entre eles Albano Afonso, Leda Catunda, Claudia Jaguaribe, Tadeu Jungle, Sonia Guggisberg, Sandra Cinto, Cao Guimarães e Vik Muniz. As obras estão divididas em A Natureza da Paisagem, Águas e Umidades, Denúncia e Reconstrução e A Natureza Inventada.

Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP
Local: parque do Ibirapuera, portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Fone: (11) 5573-9932
Horário: de terça a domingo, das 10h às 19h
Ingressos: grátis
Data: até 24 de agosto

 



Tradição milenar na arte de Juho Kojima

 


Cerâmicas artísticas

Cem peças do artista japonês que completaria cem anos em 2008 estão em “Cerâmicas Artísticas de Juho Kojima”, revelando a versatilidade dessa arte, utilizada na confecção de objetos utilitários e decorativos que retratam o contexto social de vários períodos históricos. A curadora Elza Ajzenberg explica que a cerâmica japonesa possui um atrativo especial pelos requintes de queima, formas despojadas e, entre colecionadores, por sua raridade. A tradição milenar dessa manufatura é caracterizada pela busca da beleza e perfeição, que começa com a escolha da argila, que confere a textura desejada pelo artista.

Casa de Dona Yayá
Local: rua Major Diogo, 353, Bela Vista
Fone: (11) 3106-3562
Horário: diariamente (exceto aos sábados), das 10h às 16h
Ingressos: Grátis
Data: até 20 de maio

 



Digitale, de Alexandre Castonguay

 


Inside e Oidaradio

A exposição “Inside” reúne seis instalações interativas do grupo canadense Molior, em que o público é mais do que um observador. Por exemplo, em Digitale, criada por Alexandre Castonguay, uma antiga máquina fotográfica é adaptada para capturar, constantemente, imagens em vídeo, que são exibidas em uma tela tátil (touch screen), adquirindo formas fluidas a partir do toque. Ao pressionar o disparador da câmera, o visitante produz uma fotografia em preto-e-branco que, projetada na parede, vai sumindo gradualmente. Também está em cartaz  a mostra virtual “Oidaradio”, que desafia artistas visuais a criar obras sonoras, em um projeto da curadora e crítica de arte Kiki Mazzucchelli e do pesquisador Nick Graham-Smith.

Paço das Artes
Local: avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária
Fone: (11) 3814-4832
Horário: de terça a sexta, das 11h30 às 19h, sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30, a partir de 5 de maio
Ingressos: grátis
Data: até 20 de junho

 

Leia também:
cultura em destaque
música
teatro

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto