A Série Inventário DEOPS foi criada em 1996 como um instrumento de apoio aos pesquisadores interessados em consultar o acervo da Polícia Política do Estado de São Paulo, sob a guarda do Arquivo do Estado: os prontuários do FUNDO DEOPS. Naquela época estávamos apenas “ensaiando” um modelo de inventário que expressasse o mapeamento temático colocado em prática pelos nosso primeiros pesquisadores em nível de Iniciação Científica. Ao mesmo tempo, abre espaço para a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação do Departamento de História/FFLCH e do Departamento de Jornalismo e Editoração/ECA que atuam como monitores-bolsistas do PROIN.
Entre 1996 e 2004 parceria com a Imprensa Oficial garantiu a publicação de doze inventários prefaciados por especialistas nos temas pesquisados.
Em 2005 a responsabilidade passou para a Associação Editorial Humanitas, com auxílio da FAPESP à publicação. Com os inventários, o PROIN reafirmou seus propósitos de atender aos consulentes do Fundo DEOPS e, em especial, de formar historiadores em nível de excelência na sua Oficina de História.
Os projetos executados com base nas fontes arquivadas junto a Série Prontuários DEOPS, têm como foco a intolerância étnica e política praticada pelo Estado republicano entre 1924 -1983. Assim, a Série Inventário DEOPS pode ser considerada como produto dessa proposta acadêmica que tem sua continuidade na produção de teses de doutorado e dissertações de Mestrado em História Social. Parte destes estudos – fundamentados nos arquivos policiais e diplomáticos – foram publicados em diferentes coleções a saber: Teses & Dissertações (Arquivo do Estado e IMESP), Histórias da Intolerância (LEI; Associação Editorial Humanitas), Intolerância Política (Editora Lazuli) e Histórias da Repressão e da Intolerância (Associação Humanitas Editorial; FAPESP e Imprensa Oficial).
A Série Inventários DEOPS encontra-se organizada em módulos temáticos cujos títulos reproduzem os “rótulos” arquivísticos empregados pela própria Polícia Política. Este conjunto de informações compõe o Banco de Dados PROIN/DEOPS, que, enquanto produto do Projeto Temático FAPESP, cumpre com o seu objetivo principal: proporcionar novos conhecimentos para a escrita da História Política do Brasil Contemporâneo.
Nossa proposta continua aberta aos novos segmentos de pesquisa relacionados à história dos impressos políticos clandestinos, das mulheres “hereges”, das comunidades de estrangeiros radicados no Brasil, dos movimentos negros e feministas, etc. Enfim, esta série nos permite repensar a dinâmica dos órgãos de repressão que, através de seus registros, nos oferecem oportunidades para a reconstituição de uma história de anônimos.