Proin - Projeto Integrado do Arquivo Público do Estado e Universidade de São Paulo
Proin > Publicações

Histórias da Intolerância

Entre os anos de 2003 a 2005 os pesquisadores do PROIN sob a coordenação e orientação acadêmica de Maria Luiza Tucci Carneiro, participaram como membros associados do LEI - Laboratório de Estudos sobre a Intolerância/ USP. Este centro de pesquisa de pesquisa e documentação – fundado em novembro de 2002 por Anita Novinsky, sua presidente – abrigou nossos projetos dentre os seus vários módulos temáticos. Nossa equipe integrou o Projeto Principal 5 - Intolerância Étnica & Política que, em síntese, reproduzia as pesquisas desenvolvidas junto a Oficina de História. Como diretora no ano de 2005, Tucci procurou implementar uma política de publicações com o objetivo de divulgar os estudos produzidos pelos pesquisadores do LEI/USP. Uma comissão de publicações foi criada tendo como membros atuantes as professoras Drª Anita Novinsky, Drª Lina Gorenstein, Drª Diana Luz Pessoa e os doutorandos Mariana Cardoso Ribeiro e Marcia Yumi Tackeuchi. Deste coletivo nasceu a idéia de publicarmos várias coleções dentre as quais a Histórias da Intolerância.

A coleção Histórias da Intolerância foi assim criada com o objetivo de demonstrar que em distintos momentos da História – desde os tempos medievais aos dias atuais – o ódio ao Outro se manifestou fundado na rejeição e na exclusão de “indesejáveis”. Dependendo dos interesses em jogo, aparatos repressivos foram acionados pelo Estado ou pela Igreja Católica ávidos de poder, de honrarias e privilégios. Tanto na História da Europa como na História da América, constatamos a eleição de alguns grupos que, por suas idéias e posturas diferentes, foram transformados em inimigos da pátria do povo. Como tais deveriam ser julgados e excluídos segundo convenções criadas e impostas pelas elites gerenciadoras do poder. Dentre estes estão os judeus, os marranos, os ciganos, os negros, os índios, os leprosos, os comunistas, os anarquistas, os anti-fascistas, apenas para citar alguns.

A coleção Histórias da Intolerância foi dividida em dois grandes módulos agrupados segundo suas temáticas e tempos históricos distintos. Assim temos o Módulo 1 - Inquisição Ibérica e Marranismo, organizada por Drª Anita Novinsky e Lina Gorenstein, e o Módulo 2 - Intolerância Política & Étnica, sob a organização de Tucci Carneiro e que reproduz os estudos dos pesquisadores PROIN.

Com o apoio da Associação Editorial Humanitas e da FAPESP, publicamos quatro títulos dos pesquisadores do PROIN: Rogério Dezem, Ismara Izepe de Souza, Regina Célia Pedroso e João Henrique Botteri Negrão.

A partir do ano de 2006, as dissertações e teses desenvolvidas pelos pesquisadores PROIN passam a ser publicados em uma outra coleção: Histórias da Intolerância e da Resistência cujo primeiro título foi lançado em agosto de 2006.

Digital Industry