Guimarães Rosa tem uma vasta fortuna de estudos, mas há ainda a discutir sobre o realismo mágico presente na obra, bem como a rede de particularidades que demarcam as presenças de narrador e narratário. Então, a proposta aqui descrita é de suscitar algumas reflexões em torno do realismo mágico presente no conto “São Marcos”, delineando as possíveis marcas de narrador e narratário, estudados em uma perspectiva enunciativa, a partir de discussões no campo da literatura e da linguística. Para tanto, as contribuições de autores como Benveniste (1989), Prince (1980), Roas (2014) e Todorov (1981) tornam-se indispensáveis nesta análise. Em linhas gerais, o trabalho pretende contribuir nas discussões sobre realismo mágico, buscando interfaces entre teorias linguísticas e literárias.
No conto “Curtamão”, de ‘Tutaméia (terceiras estórias)’, de Guimarães Rosa, o narrador marca a presença do narratário. Ou seja, propõe-se a contar, mas inclui, neste ato, a imprescindível participação de uma segunda pessoa, atuando juntamente com ele. Nosso trabalho busca pontuar, neste conto, a importância do narratário e sua participação ativa na construção do discurso do narrador. Também analisamos como, a partir desta estruturação, o texto se volta para o próprio ato de narrar, ressaltando o processo de criação artística de modo geral e a importância do papel ativo do destinatário da arte para a concretização desta como tal.
A arte de Guimarães Rosa faz-se a partir da ?situação narrativa?, definida por Gerard Genette como um dos aspectos do texto narrativo cujos dois protago- nistas são o narrador e o narratário. O narratário é um destinatário imediato do discurso do narrador que interfere no texto de forma, ora mais, ora menos, explícita. Empregando a terminologia de Genette, buscamos realizar uma leitura do conto ?Se eu seria personagem? a fim de perceber qual é a função reservada ao narratário dentro da situação narrativa.