Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa

por Talita Abrantes
foto por Francisco Emolo


 

Veja também:
Direcionados e Coerentes
Governo estadual espera alcançar 30 mil pessoas com os cursos de qualificação profissional
Direcionados e Coerentes
Governo estadual espera alcançar 30 mil pessoas com os cursos de qualificação profissional
Diminui a desigualdade de renda no Brasil
Em 1981, trabalhador com um ano a mais de estudo que outro ganhava salário 17% maior. A diferença hoje é de 11%

Foto crédito: divulgação
“A partir desta pesquisa, vamos desenvolver o Programa Estadual de Qualificação Profissional voltado à realidade do mercado de trabalho do município”, explica Guilherme Afif Domingos, secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho


Tendo em vista essa dinâmica das necessidades do mercado de trabalho, a pesquisa mapeou as principais demandas por qualificação profissional em todo o estado. Assim, em oficinas realizadas com prefeitos e membros da sociedade civil, concluiu-se que na região metropolitana de São Paulo devem ser priorizados cursos que capacitem pedreiros, vendedores de comércio varejista e até catadores de materiais reciclados, entre outros.

Em todo o estado, a necessidade de pedreiros mais bem qualificados liderou o ranking das demandas. O curso foi requisitado em 43 das 94 oficinas. Recepcionista em geral e vendedor de comércio varejista estão logo atrás.

Com base nesse diagnóstico, o governo paulista irá oferecer, a partir do segundo semestre, cursos de qualificação profissional voltados para essas áreas (veja em "Direcionados e coerentes"). “Não adianta espalhar cursos de qualificação pelo estado todo se não há demanda específica dentro daquelas regiões que concentram atividades econômicas”, diz o secretário. “O mercado pede profissões simples como pedreiros, serventes, empregados domésticos – e as vagas continuam em aberto, sem profissionais qualificados.”

Entre outras, o diagnóstico também concluiu que a partir de 2010 o estado viverá uma fase chamada “bônus demográfico”. Entenda o processo em "Diminui a desigualdade de renda no Brasil". Acesse a pesquisa aqui e saiba como algumas unidades da USP trabalham para melhorar a qualificação profissional de seus funcionários, em "Mais que status, qualidade de vida".

< anterior página 1 | 2 | 3

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto