Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Perfil
Por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos

 

Veja também:
Ciência para um mundo melhor
Pioneiro nos estudos do clima da Amazônia, o professor Paulo Artaxo há mais de 25 anos contribui para a construção  de uma sociedade sustentável

 


Apesar de defender uma atitude mais firme do governo para a questão amazônica, Artaxo não exclui a responsabilidade de cada cidadão quando o assunto é sustentabilidade. Diante de problemas como aquecimento global, por exemplo, o professor é prático: “A solução passa por utilizarmos os recursos naturais de uma maneira muito mais inteligente e eficiente do fazemos hoje”. 

Segundo ele, o primeiro passo para isso é ter consciência de que os recursos naturais do planeta são finitos. “Isso nem sempre é fácil de ser feito”, reconhece. Contudo, Artaxo analisa que, se uma fração significativa da população tomar esse tipo de comportamento, a humanidade certamente terá um planeta mais habitável no próximo século. “Eu acho que a humanidade está passando por uma crise importante agora. Mas, nada como uma época de crise para que soluções sejam pensadas e trabalhadas”, afirma.

< anterior página 1 | 2

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto