Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa
por Maria Clara Matos
foto por Cecília Bastos


Veja também:
Ritu: Tecnologia e logística
Conheça mais sobre as possíveis utilizações e desafios futuros da nova Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária


Lançada recentemente, a Ritu – Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária – busca a integração entre canais e a expansão de seus conteúdos

Para enviar uma fita ou DVD pelo correio, via Sedex, para a Paraíba leva-se, com muito boa sorte, em média 3 dias. Com a implementação da nova rede de TV universitária Ritu, esse conteúdo pode chegar quase que simultaneamente a seu destinatário. Essa diminuição virtual de distâncias e otimização temporal é uma das características do projeto que visa a integrar e a expandir as produções dos canais universitários brasileiros.

Lançada em junho de 2008, a Ritu tem como proposta compor uma rede de compartilhamento dos vídeos produzidos pelas televisões universitárias do país, o que permitirá a troca de conteúdo para a construção de uma grade de produção local e 100% universitária. Assim, vídeos produzidos no Rio de Janeiro, por exemplo, poderão fazer parte da programação de um canal universitário da Bahia, e essa troca será realizada totalmente via internet.

O software utilizado nesse processo foi criado pelo Laboratório de Aplicações e Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB) em um projeto financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão criado em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede internet nacional para a comunidade acadêmica. O gerenciamento da rede é de responsabilidade da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto