Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Comportamento
por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos

Crédito fotos: Cecília Bastos

 

Veja também:
No inverno, um banho de sol
Energia Solar é ótima alternativa para quem quer economizar dinheiro e ainda ficar de bem com o meio ambiente

 

Foto crédito: Cecília Bastos
O modelo da ONG Sociedade do Sol, idealizado pelo professor Augustin T. Woelz, utiliza materiais da construção civil como caixas de água, dutos e forros de PVC

 

 


Aquecedores de baixo custo são caminho para a popularização do sistema no Brasil

Se você nunca pensou em ter um aquecedor solar exatamente por causa dos preços altíssimos, então, talvez seja hora de mudar seus conceitos. Isso porque agora é possível construir este equipamento em sua própria casa sem ter que gastar muito.

Com o lema “um aquecedor solar para cada lar”, Augustin T. Woelz, atual coordenador do projeto Aquecedor Solar de Baixo Custo da ONG Sociedade do Sol, passou dez anos elaborando um modelo que tivesse um custo mais acessível ao bolso da população brasileira. Em 2002, encontrou a fórmula para isso. Todo o projeto é feito a partir de materiais típicos da construção civil, como caixas de água, dutos e forros de PVC. Por exemplo, “enquanto o coletor tradicional é feito de vidro, o nosso é todo de plástico, ou forro de PVC”, enumera Woelz.

A idéia, no entanto, não é abdicar de vez do chuveiro elétrico. Mas, utilizá-lo como um complemento. “É um aquecedor solar híbrido”, explica o professor. Assim, antes de ir para a tubulação, a água é pré-aquecida e o próprio usuário pode controlar a sua temperatura através do chuveiro.

Outro modelo que aproveita o mesmo conceito foi idealizado pelo Grupo Solaris da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Neste são utilizados um tambor metálico de 200 litros pintado com tinta preta fosca, manta metálica para servir de refletor e tubo de polietileno para a condução de água.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto