Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Perfil
Por Maria Clara Matos
Fotos por Cecília Bastos

Veja também:
Epidemia censurada
Exilar e torturar músicos, professores e políticos foi pouco para um governo que teve a pretensão de censurar uma epidemia
Altruísmo e atendimento à população
Paulo Capel Narvai fala sobre sua vida e seu envolvimento com a saúde pública brasileira

 


 

 


Do pãozinho que comemos ao hospital que freqüentamos. A saúde pública abrange mais setores do que se pode imaginar

A saúde pública no Brasil é uma questão mais do que complicada. Isso é consensual na sociedade brasileira, mas o professor Paulo Capel Narvai chama a atenção para os equívocos em relação a esse conceito e destaca ações e trabalhos, que para muitas pessoas, estão fora do universo da saúde pública.

Segundo Narvai, é muito comum que as pessoas tenham uma visão de saúde pública como aquilo que se refere apenas aos serviços estatais de saúde. Mas ele é enfático ao afirmar: “Na verdade, ela diz respeito a todos os serviços de saúde, sejam estatais ou privados”. Além disso, é um tipo de ação que “deve contar com todas as pessoas, é de caráter coletivo e de responsabilidade pública”.

Assim, os esforços organizados da sociedade funcionariam na direção de prevenir doenças, tratar doentes, desenvolver a educação para a saúde e o autocuidado. Outro erro freqüente sublinhado pelo sanitarista é a atribuição de culpa às pessoas que estão em más condições e para ilustrar esse comentário cita a questão da obesidade. “É comum ouvir dizer que as pessoas obesas não sabem se alimentar, que comem demais”, mas o especialista logo rebate: “Nós organizamos a vida em sociedade de maneira a não tornar as escolhas mais saudáveis, escolhas mais fáceis.” Ele diz isso se referindo a maior facilidade em encontrar nas cidades restaurantes fast food em detrimento de comidas mais saudáveis que privilegiam frutas e verduras em seus cardápios.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto