Home Capa Conheça USP Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa
por Talita Abrantes
Fotos por Francisco Emolo e João Neves

 

Veja também:
Artilharia nova para a luta contra o câncer
Vacina e laser são novidades na prateleira do tratamento da doença
Uma nova estratégia para um velho mal
Cientistas acreditam estar no caminho certo para o controle do câncer

 

Foto crédito: Francisco Emolo
Exames preventivos e mudanças no estilo de vida são algumas das recomendações da supervisora do Centro de Oncologia do Hospital das Clínicas, Maria del Pilar.

 


Outra medida preventiva para este tipo de tumor é uma vacina contra o HPV (papilomavírus humano) recentemente aprovada pela Anvisa. A imunização deve ser feita antes da primeira relação sexual. No entanto, uma das responsáveis pelos testes da vacina, a ginecologista Silvana Quintana, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, alerta que ela não exclui as outras ações preventivas. "Não podemos esquecer que existem outros tipos de HPV que não foram contemplados, e, portanto ainda não podemos prometer proteção total."

Exames preventivos também são indicados para driblar o câncer de mama. "Principalmente depois da menopausa é importante que as mulheres visitem o ginecologista regularmente e façam mamografias", aconselha Maria. Além disso, a médica também recomenda a prática de atividades físicas, boa alimentação e controle do peso. "Quando o peso está acima do normal, aumentamos o nível de estrogênio no corpo e isso potencializa a predisposição para câncer de mama."

Parar de fumar e diminuir os níveis de consumo de álcool são outras ações que podem ajudar a reduzir as chances de câncer de pulmão, esôfago, estômago, cabeça e pescoço. Já para os cânceres de cólon é importante fazer uma dieta rica em fibras, isso sem deixar de prestar atenção nos sinais de alerta: diarréia, prisão de ventre imotivada, sangramento.

E, para o nosso país tropical, nada melhor que adquirir um novo hábito: nunca sair de casa sem protetor solar. "As pessoas têm a mania de achar que estão apenas expostas ao sol em seus momentos de lazer", percebe Maria. Ledo engano. De acordo com a oncologista, mesmo em dias nublados somos bombardeados por raios ultravioleta. "Até as lâmpadas frias emitem radiação", afirma a médica.

< anterior página 1 | 2 | 3 | 4 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto