Proin - Projeto Integrado do Arquivo Público do Estado e Universidade de São Paulo
Proin > Inventário DEOPS > Destaques

Casamento no Núcleo Integralista de Casa Branca, realizado em 1935
Prontuário: 40583
Identificado em: 25/08/2008
Pesquisador: Jessé Chahad

O documento em destaque é parte integrante do Prontuário nº40583, que contém cerca de 40 fotografias, que retratam os integralistas organizados no Estado de São Paulo. A fotografia registra um casamento de integralistas, do Núcleo Integralista de Casa Branca, realizado em 30 de Julho de 1935, de acordo com anotação manuscrita encontrada no verso da foto.

No centro da imagem, podemos identificar o casal de noivos, a noiva com uma tiara branca, que a distingue das demais. À sua direita, o chefe municipal Professor Henrique Gaspar Midom, e na terceira fila, da esquerda para a direita está o integralista Ademar Nogueira de Figueiredo, identificado pelas autoridades na legenda da foto.

Todos os participantes encontram-se vestidos com o uniforme integralista, confeccionado em tecido verde, o que lhes conferia o título de “camisas verdes”, analogicamente de acordo com os “camisas pardas” nazistas e “ camisas negras” do fascismo italiano. Podemos perceber que todos trazem no braço esquerdo o simbolo do Sigma, letra grega que simbolizava a idéia de que o movimento pretendia ser uma “somatória”.

Essa imagem expressa o valor que a doutrina integralista atribuía aos símbolos e rituais como forma de de estratégia de doutrinação e socialização ideológica. Através dessa fotografia podemos visualizar que entre os militantes, muitos dos quais anônimos da nossa história, havia uma forte participação de mulheres e de jovens (os plinianos) característico dos movimentos fascistas. A imagem foi obtida em frente à porta principal de uma igreja católica, forte aliada do movimento, que desde 1932 evidenciara seu apoio à “formação de um novo homem, comprometido com Deus, a Pátria e a Família”. Tanto o casamento ou outras cerimônias religiosas, como batizados ou enterros estavam previstos no Monitor Integralista, uma espécie de “jornal oficial” onde eram publicados os regulamentos, estatutos, protocolos, etc...



Mais Destaques

Digital Industry